Por Amina Costa - Jornal de Fato
No dia 31 de agosto, Mossoró sediou o 3º Festival da Cachaça de Mossoró, tendo uma repercussão positiva do público presente. Diante do grande sucesso, as cachaças regionais voltam a Mossoró neste fim de semana, com dois estandes exclusivos para exposição e venda de rótulos de destaque do segmento, durante a realização da 36ª Edição da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO).
Os organizadores do Festival trouxeram para os estandes do evento, as cachaças Triunfo, Ipueira e Princesa do Brejo, paraibanas da cidade de Areia, além da potiguar Samanaú, de Caicó. No estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RN), o Núcleo de Cachaça do RN abriga os seus associados: Serra de Martins (de Martins), San Valle (de Ceará-Mirim), Extrema e Vixe (de Pureza), Fulô do Mato (de Assú), Peri (de Macaíba) e Quirambu (de Monte Alegre).
No sábado, 14, às 19h, Henrique Barboza de Albuquerque, produtor da Triunfo e André Perazzo, da Princesa do Brejo, conduzirão “Uma Prosa Com Cachaça”, com apreciadores e o público em geral sobre a história da cachaça, curiosidades e outros aspectos da bebida genuinamente brasileira.
“Será mais uma oportunidade de trocarmos experiências com apreciadores de uma boa cachaça e aos amigos que também produzem, mas também apresentar os nossos produtos ao público potiguar”, comenta Henrique Barboza, do engenho Triunfo.
Atualmente, o Rio Grande do Norte detém 19 rótulos ativos de cachaças e já desponta como um importante produtor de cachaça de qualidade na região Nordeste, juntamente com a Paraíba com uma história forte na fabricação do produto na região do brejo.
“É um mercado importante para o Estado e que está vivenciando um momento de crescimento. Estar presentes em um evento como este só fortalece o setor e amplia o nosso leque de oportunidades e também de conhecimentos”, ressalta Geraldo Sabino, do Engenho Vale Verde, prestes a completar 15 anos de atividades neste mês e produtor, dentre outras, da cachaça San Valle.
Durante o 3º Festival da Cachaça de Mossoró, a organização do evento destacou que o momento se tratava de uma quebra de preconceitos. Com essa participação na FICRO, o objetivo é fomentar uma cadeia de produção e movimentar a economia da região, gerando emprego e renda.
Sobre a FICRO 2024
Vitrine para o estímulo à geração de novos negócios, a Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (Ficro) foi iniciada ontem, 12, e segue até o próximo sábado, 14, na Estação das Artes Elizeu Ventania. A feira é realizada pela Associação Comercial e Industrial de Mossoró (Acim) e conta com alguns parceiros, como o Sebrae.
O evento está reunindo cerca de 150 expositores de cerca de 25 atividades econômicas, a exemplo do agronegócio, tecnologia, comércio, serviços, confecções e turismo. Também participam os setores de construção civil, entretenimento, indústria, energias renováveis, entre outros.
A programação da feira contempla ainda a realização do Salão Imobiliário de Mossoró, assim como o 2º Encontro de Motoclubes de Mossoró. Também está sendo destinada uma área específica para a Feira Bangalô e a exposição de artesanato local.
Tags: