Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 09h30 | 24 Set 2024 | redação Liga de Mossoró promove hoje dia “D” de prevenção ao Câncer Infantojuvenil

Crédito da foto: Reprodução Espaço da Liga Mossoroense de Combate ao Câncer

Por Edinaldo Moreno - Jornal de Fato

Setembro é o mês escolhido anualmente para intensificar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. Nesta terça-feira (24), a Liga de Mossoró promoverá, dentro das atividades do “Setembro Dourado”, o Dia “D” das atividades que visam prevenir e detectar precocemente casos da doença.

O câncer infantil é aquele que se manifesta do nascimento até os 14 anos de idade. Já a faixa etária do juvenil é considerada a partir dos 15 anos, com variações do limite superior entre estudos e instituições de tratamento, geralmente oscilando entre 19 e 21 anos.

A estimativa da entidade é realizar neste primeiro momento 20 atendimentos. Os atendimentos ocorrerão na Pediatria, a partir das 8 horas, e seguirão até às 17 horas. Durante todo o dia médicos estarão na Liga atendendo o público-alvo do Dia “D”.

“Já faz algum tempo que a Liga está realizando esse trabalho, principalmente em cidades do interior, desse diagnóstico do câncer infantil. Estamos fazendo nesses últimos meses um trabalho de conscientização de que quanto mais cedo a criança for atendida mais fácil vai ser a cura. Durante o Dia ‘D’ teremos médicos atendendo na Liga”, informou a entidade. “Se seu filho apresenta febre prolongada diária, suores noturnos, falta de ar, sangramento espontâneo, dores ósseas ou reflexo ocular alterado, tumores e manchas no corpo, procure atendimento”, completou.

O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais no organismo. Suas causas são desconhecidas, entretanto, em alguns casos as susceptibilidades genéticas ou hereditárias têm papel importante.

A doença representa aproximadamente 3% de todos os casos diagnosticados em crianças e adolescentes de até 19 anos no país, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por serem predominantemente de natureza embrionária, esses tumores são constituídos de células indiferenciadas, o que, geralmente, proporciona melhor resposta aos tratamentos disponíveis.

Os três tipos de câncer mais comuns entre crianças e jovens são as leucemias, tumores no Sistema Nervoso Central (SNC) e os linfomas, por ordem de frequência.

Alguns sintomas podem denunciar a presença de algum tipo de câncer, por isso é importante ficar atento a sinais como palidez ou fadiga persistente e inexplicáveis; hematomas ou sangramento; dor óssea, nas articulações e nas costas; caroços ou inchaços, principalmente aqueles indolores e sem febre; perda de peso inexplicada, tosse persistente; sudorese noturna e falta de ar; alterações nos olhos, como estrabismo ou manchas brancas; inchaço abdominal ou aumento de volume em qualquer região do corpo; dores de cabeça persistentes ou progressiva; vômitos pela manhã com piora ao longo do dia; dor em membros e inchaço sem traumas.

 

Programação do “Outubro Rosa” será aberta no dia 2

A Liga de Mossoró prepara extensa programação para o “Outubro Rosa”, mês de prevenção ao câncer de mama. A abertura ocorrerá na quarta-feira da semana que vem (2 de outubro). Haverá eventos na Radioterapia e no Hospital da Liga (antiga Casa de Saúde Santa Luzia).

De acordo com a Liga, farão parte das ações desenvolvidas pela Liga no período shows, palestras, cortes de cabelos, aulas de automaquiagem e pigmentação de sobrancelhas, massagens e a destinação de 800 mamografias para a população.

DESAFIO ROSA AZUL

O 4º Desafio e Caminhada Rosa e Azul, promovido pela Liga de Mossoró de Estudos e Combate ao Câncer, ocorrerá no dia 27 de outubro, coroando as atividades do Outubro Rosa e abrindo as atividades do Novembro Azul. Este ano haverá corridas de 4 e 8 km, caminhada e kids.



Alguns sinais e sintomas dos principais cânceres infantojuvenil

- Sangramentos nas gengivas e hematomas que não estejam relacionados a traumas;

- Palidez progressiva e apatia (podendo ser uma anemia);

- Febre prolongada sem origem definida.

Tumores no Sistema Nervoso Central (SNC)

- Dores de cabeça acompanhadas de vômitos, pela manhã;

- Diminuição da força em braços e pernas.

Linfomas

- Ínguas na virilha, axila ou pescoço, sem explicação;

- Sudorese noturna excessiva;

- Febre prolongada sem origem definida.

Tags:

Mossoró
Liga
câncer
saúde
prevenção

voltar