Sábado, 23 de novembro de 2024

Postado às 09h45 | 24 Set 2024 | redação ACEU, após reformado, se tornará um importante centro cultural da Uern

Crédito da foto: Lúcia Rocha Prédio do Clube Aceu vai ser totalmente recuperado

Por Amina Costa - Jornal de Fato

O Clube da Associação Cultural Esportiva Universitária (ACEU), que funcionou por muitos anos como espaço de eventos socioculturais públicos e gratuitos à população potiguar, será reformado, revitalizado e aberto ao público, tornando-se uma estrutura vital para o desenvolvimento das atividades de pesquisa, ensino e extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

O anúncio da reforma foi feito pela reitora Cicília Maia, no último fim de semana, por meio de um comunicado nas redes sociais da universidade. Cicília Maia se mostrou muito contente com o anúncio das obras e informou que se trata de um investimento de R$ 1,959 milhão, que serão custeadas com recursos da própria universidade.

“Reconhecendo a importância deste equipamento, a universidade tem diuturnamente envidado esforços no sentido de viabilizar a reforma, revitalização e a abertura ao público. Foi publicado na edição do Jornal Oficial da nossa universidade de sábado, 21, o resultado da licitação para a escolha da empresa responsável pela obra. A obra custará mais de R$ 1,9 milhão e tenho certeza que esse recurso será muito bem investido para a revitalização deste importante equipamento. Os recursos são próprios da universidade, por entendermos que essa revitalização é vital para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, tudo isso integrado à arte, integrado à música e à cultura”, disse a reitora durante o comunicado pelas redes sociais.

Cicília Maia informou ainda que, nos próximos dias, deve ser assinado o contrato com a empresa ganhadora da licitação, para formalizar o processo e iniciar o quanto antes a reforma do prédio do ACEU, que fica localizado no centro da cidade. “Ao vencermos esta etapa, daremos mais um passo significativo em direção da concretização das obras necessárias à almejada reinauguração do ACEU”, concluiu a reitora.

 

HISTÓRIA DO ACEU

Construído em meados dos anos 1920 como sede do Clube Ipiranga, no centro de Mossoró, o prédio do atual Clube da Associação Cultural Esportiva Universitária – Aceu funcionava como espaço de eventos socioculturais públicos, gratuitos e acessíveis à população potiguar. Em 1983, o imóvel foi tombado pela lei 148/83, conhecida como “Lei do Corredor Cultural”. No dia 14 de outubro de 1986, o prefeito Dix-huit Rosado modificou o decreto-lei 7 de 8 de julho de 1940, com a Furrn passando a ser donatária do prédio e o terreno ocupado pelo campo de esporte e quadra poliesportiva do Clube Ipiranga.

Em 1997, apesar de não estar com sua estrutura totalmente comprometida, o reitor da época, Walter Fonseca, resolveu interditar o clube. Foram feitas várias inspeções por técnicos da própria Uern e da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado. Os dois laudos não condenaram o imóvel na época. Todavia, naquela época já alertava para a necessidade de uma recuperação. Feitas as vistorias, o Governo do Estado liberou recursos para restauração que respeitou a arquitetura original. Com a recuperação do Clube Aceu, foi realizado após a reforma o “Baile Azul e Branco”, em comemoração aos 32 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O espaço abrigava também grupos culturais institucionalizados, por exemplo: Grupo de Teatro Universitário Mossoroense (GRUTUM) e Grupo de Dança Universitário Mossoroense (GRUDUM). Outros grupos de teatro, dança e música da cidade, em parceria com a universidade, ensaiavam os seus espetáculos no prédio, em especial para preparação dos grandes espetáculos da cidade como: Chuva de Bala no País de Mossoró, Oratório de Santa Luzia, que utilizavam o local para seus ensaios, ateliê, carpintaria e produção.


Anúncio da reforma ocorre em meio às comemorações dos 56 anos da Uern

O anúncio sobre a reforma e revitalização do Clube da Associação Cultural Esportiva Universitária (ACEU) ocorre em meio às comemorações dos 56 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), que ocorre no dia 28 de setembro. A reitora Cicília Maia falou sobre o sentimento de anunciar uma obra tão grandiosa em um momento tão especial para a universidade.

“A nossa comunidade universitária fica feliz com esse marco histórico, que ocorre em meio às comemorações de 56 anos da nossa universidade, comemorado no dia 28 de setembro. O prédio, que é conhecido por sua grandiosa história cultural e artística, vai funcionar como um importante centro cultural da universidade, atendendo a toda nossa comunidade universitária, os nossos estudantes, técnicos, docentes, classe artística e comunidade em geral”, disse.

As comemorações pelos 56 anos da Uern foram iniciadas desde a semana passada, com uma série de eventos no campus de Assú. No dia 19, foi realizado o Culto Evangélico, na Igreja do Nazareno; no dia 22, ocorreu a Missa em Ação de Graças na Catedral de Santa Luzia, e na tarde de ontem, 23, ocorre a Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Na próxima quarta-feira, 25, será realizado o Culto aos Orixás, no Pátio da Faculdade de Educação (Campus Mossoró).

O ponto alto da programação é a tradicional Assembleia Universitária, que concede títulos honoríficos e homenagens com a entrega da Medalha da Abolição. Neste ano, a Assembleia será realizada no dia 27 de setembro, às 15h, no Requinte Buffet. A solenidade será presidida pela magnífica reitora Dra. Cicília Maia. Para marcar os 56 anos, a Universidade tem como marca comemorativa o tema “Saber que acolhe”, enfatizando o conhecimento científico de mãos dadas com a sabedoria popular.

 

Tags:

Aceu
Mossoró
UERN

voltar