Segunda-Feira, 13 de janeiro de 2025

Postado às 16h30 | 29 Set 2024 | redação Auto da Liberdade recria momentos importantes da história de pioneirismo e resistência

Festa da Liberdade chega ao ponto máximo nesta segunda-feira, 30, quando Mossoró celebra a abolição da escravatura. Veja reportagem especial sobre a história de pioneirismo e resistência da cidade. Veja o que funciona no feriado do 30 de Setemro

Crédito da foto: Jornal de Fato - Arquivo Cortejo da Liberdade é uma tradição em Mossoró

Por Amina Costa - Jornal de Fato

No dia 30 de setembro de 1883, Mossoró libertou seus escravos cinco anos antes da proclamação da Lei Áurea, que acabou com séculos de exploração de mão de obra escrava no país. O ato demonstra o pioneirismo da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte, cuja data é comemorada anualmente com um feriado municipal.

Atualmente, 141 anos após a abolição da escravatura no município, os mossoroenses ainda fazem questão de lembrar a data e manifestam o orgulho por meio de atos celebrativos. Uma das principais formas de celebrar o 30 de setembro é por meio do Auto da Liberdade, cujas apresentações misturam música e teatro, relembrando momentos importantes da história de Mossoró.

O espetáculo Auto da Liberdade narra os quatro atos libertários mais significativos na história de Mossoró: o Motim das Mulheres, a Libertação dos Escravos, a Resistência ao Bando de Lampião e o Primeiro Voto Feminino. Trata-se de um espetáculo produzido por artistas mossoroenses, que tem grande destaque no calendário cultural da cidade.

As apresentações deste ano foram iniciadas na noite de ontem, 27, e seguem até domingo, 29. Com adaptação de Natália Negreiros, a edição deste ano do Auto da Liberdade conta com mais de 120 pessoas envolvidas entre elenco e produção. A forma de apresentação do espetáculo deste ano também está diferente, com o palco mais baixo (formato de arena), possibilitando uma melhor interação do público com os artistas em cena.

O espetáculo traz um relato histórico que inicia em 1875, quando ocorreu o Motim das Mulheres. Na época, cerca de 300 mulheres protestaram nas ruas contra o alistamento militar obrigatório, exigindo a liberdade de seus filhos e maridos, ocupando espaços públicos com utensílios domésticos em um ato de resistência.

O segundo ato do espetáculo recria o momento em que ocorreu a Libertação dos Escravos, em 1883, ressaltando o pioneirismo de Mossoró. O terceiro ato retrata um pouco sobre o momento de resistência ao bando de Lampião, quando ele tentou invadir Mossoró, em 1927.

Já o último ato retratado no Auto da Liberdade recria o momento do primeiro voto feminino, que ocorreu em 1928. No ano anterior, Celina Guimarães Vianna se tornou a primeira mulher eleitora do Brasil e da América Latina, após a aprovação da lei que permitiu o voto feminino no Rio Grande do Norte.

Os festejos em alusão ao dia 30 de setembro se encerram na segunda-feira, Dia da Abolição da Escravatura em Mossoró, com o tradicional Cortejo da Liberdade, desfile cívico, militar e cultural, que reúne várias pessoas, no Corredor Cultural da cidade.


Comércio de rua estará aberto no feriado de 30 de setembro

O dia 30 de setembro é feriado municipal no qual se comemora o Dia da Abolição da Escravatura em Mossoró. Apesar de ser uma segunda-feira, muitos lojistas decidiram abrir seus comércios normalmente, conforme informações repassadas pelo Sindicato do Comércio Varejista de Mossoró (Sindilojas Mossoró).

Representantes do sindicato informaram que, até a tarde desta sexta-feira, 27, mais da metade dos lojistas de Mossoró solicitaram o termo de funcionamento para abrir normalmente no feriado. Um dos principais motivos que levaram os lojistas a decidirem abrir seus comércios, de acordo com o sindicato, é o fato de ser o último dia do mês. “Os lojistas alegam que é o último dia do mês e, por isso, eles precisam bater metas e fechar o caixa do mês”, informou.

O lojista que tem a intenção de abrir suas lojas nos feriados deve solicitar um termo de funcionamento ao sindicato patronal e pagar as taxas exigidas, conforme ficou definido por meio do Acordo de Convenção Coletiva. É importante destacar que a abertura do comércio nos feriados não deve ser considerada obrigatória, sendo uma opção do lojista funcionar ou não.

“A abertura das empresas comerciais nos dias considerados feriados em nenhuma hipótese será considerada obrigatória, sendo, portanto, uma opção do empregador o funcionamento ou não do estabelecimento comercial. Na hipótese de optar pela abertura e funcionamento do estabelecimento comercial, a empresa ou grupo econômico, as Associações Comerciais, as galerias e as Associações de Shopping Centers, deverão comunicar expressa e formalmente aos Sindicatos Patronais Convenentes, quais os feriados que pretendem funcionar”, informa o acordo de convenção coletiva.

Nos feriados, as lojas podem funcionar durante o horário normal, das 8h às 18h. Mas o empregador precisa organizar as escalas dos funcionários de modo que eles não trabalhem por mais de 6 horas corridas. “Na hipótese de optar pela abertura e funcionamento, a empresa pagará aos empregados escalados para trabalharem nos dias considerados feriados, remuneração no valor correspondente a uma diária em dobro, para jornada de trabalho de até 6 horas. Nesses dias as empresas poderão elaborar escalas de revezamento de forma que seus empregados não excedam o limite da jornada de trabalho de 6 horas”, aponta o acordo.


Veja como os demais segmentos do comércio atuarão no feriado:

Partage Shopping Mossoró

Lojas e quiosques - 14h as 20h

Praça de alimentação, cafeterias e quiosques de alimentação - 11h as 22h

Lazer e circuito Galinha Pintadinha - 11h as 22h

Cinema - conforme a programação dos filmes em cartaz

Oitava Rosado Mall

Todas as lojas e academia - 11h as 15h

Supermercados e hipermercados

Das 7h as 20h

 

Confira a ordem do Cortejo da Liberdade:

DESFILE CÍVICO

Banda Sinfônica Artur Paraguai

Rede Municipal de Ensino (todas as alas institucionais)

Rede Estadual de Ensino (todas as alas institucionais)

Fanfarra Independente de Mossoró

Instituto Alvorada Mossoró

Lojas Maçônicas

Desbravadores e Aventureiros

Banda Marcial Felipe Tavares

Corpo de Bombeiros Civil

 

DESFILE MILITAR

TG 07-010- Mossoró

Ex-atiradores

Banda de Música da Polícia Militar

2º Batalhão de Polícia Militar

12º Batalhão de Policia Militar

Pelotão do Comando de Policiamento da Capital - CPC

Pelotão do Comando de Policiamento Metropolitano - CPM

3ª Companhia de Policiamento Ambiental- PMRN

2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário - 2ª CIPRv

Corpo de Bombeiro Militar

Guarda Civil Municipal

SAMU e SAMUZINHO

 

MOTORIZADO DAS VIATURAS DA FROTA OPERACIONAL

2º Batalhão de Polícia Militar

12º Batalhão de Policia Militar

3ª Companhia de Policiamento Ambiental- PMRN

2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário- 2CIPRV

Corpo de Bombeiro Militar

Guarda Civil Municipal

Agentes Municipais de Trânsito e Transporte

Defesa Civil

Polícia Civil

Associação de Bombeiro Civil Brigadista e Socorrista de Mossoró e Região

SAMU

 

DESFILE CULTURAL

Carro Abre Alas - Redenção: Mossoró: Um monumento à liberdade.

1º Ato- Motim das Mulheres

2º Ato- Voto Feminino

3º Ato- A resistência

4º Ato- Abolição da escravatura

 

DESFILE COMEMORATIVO

Grupo de Capoeira

Grupo de Kung Fu

Grupos de Quadrilhas Juninas de Mossoró

Grupos Carnavalescos de Mossoró

Federação Norteriograndense de Bicicross

Escola Oficial do Fortaleza Esporte Clube

Secretaria Municipal de Esporte e Juventude

Secretaria Municipal de Urbanismo, Meio Ambiente e Serviços Urbanos

Tags:

Mossoró
Festa da Libertade
história
cultura
resistência
pionerismo

voltar