Jornal de Fato
Aos 75 anos, o poeta popular Antônio Francisco será o grande homenageado da Feira do Livro de Mossoró. Na abertura do evento, nesta quarta-feira, 9, no Palco das Letras, a programação será marcada por um tributo especial ao maior nome vivo da cultura mossoroense. A Feira ocupará a Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a partir das 19h30.
A homenagem a Antônio Francisco será conduzida por outro poeta, o jovem Jadson Lima, conhecido por sua conexão com a cultura popular, a partir do bairro Bom Jesus. O jornalista Rilder Medeiros, criador e organizador da Feira do Livro, destaca a importância de valorizar o talento da terra na edição em que a Feira completa 20 anos.
Ele também reconhece a importância da parceria firmada com a Uern, vista como fundamental para o evento se tornar ainda mais forte no circuito cultural da cidade.
“A parceria com a Uern é o que tem viabilizado a realização do evento, ainda mais por ser dentro do espaço universitário, num ambiente de leitura”, afirma Medeiros.
Uma das novidades na edição deste ano é a participação expressiva de autores independentes, que contarão com um espaço exclusivo para lançamentos e encontros com o público. Mais de 30 escritores independentes estão confirmados, nomes que podem ser acompanhados no Instagram oficial do evento.
De acordo com a organização, essa iniciativa reflete o compromisso da Feira com a promoção da produção literária local e a democratização do acesso à literatura, oferecendo visibilidade a escritores emergentes.
A Feira do Livro de Mossoró deste ano se destaca também por sua programação diversificada, com oficinas, lançamentos de livros e rodas de conversa que prometem atrair não apenas a comunidade acadêmica, mas também escolas municipais e estaduais.
O professor Esdras Marchezan, pró-reitor de Extensão da Uern (Proex), destaca a importância de a instituição receber um evento que motiva o público à leitura. Ele destaca ainda a importância da universidade na continuidade do projeto, que em anos anteriores sofreu com interrupções. “Por meio dessa parceria, a Universidade contribuiu para que a feira não acabasse, e a cada ano buscamos contribuir da melhor forma”, ressaltou.
A programação oficial que vai até sexta-feira, 11, e promete envolver a cidade em uma celebração literária, promovendo o diálogo entre leitores, escritores e a comunidade. A abertura oficial contará com autoridades e escritores convidados.
Tags: