Por Edinaldo Moreno - Jornal de Fato
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) comunica a nova interdição de trecho na Avenida Abel Coelho, no Abolição, na próxima segunda-feira (14). A via ficará interditada no sentido Abolição/Centro nas duas faixas. A medida terá início a partir das 8h.
O serviço tinha sido suspenso antes da eleição – realizada no último dia 6 - para facilitar o trânsito de veículos e o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN). A recomendação da concessionária é que os motoristas evitem o trecho durante a execução do trabalho.
Durante o período de interdição a Caern continua a implantação de tubos da adutora Apodi/Mossoró. “O serviço precisa ser desenvolvido com segurança. Por este motivo tivemos que retardar nossas atividades devido ao local ter várias tubulações com diferentes fins passando, como oleoduto e de gás encanado. Além da questão de segurança, precisamos paralisar os serviços no período antes da eleição”, ressalta o engenheiro Gregory Santiago.
Para fazer a escavação, a equipe da Caern também depende do auxílio das empresas responsáveis pelas demais tubulações que passam no trecho.
PRIMEIRA INTERDIÇÃO
A Caern interditou o trecho pela primeira vez na segunda quinzena de setembro. Para continuar as obras da adutora Apodi/Mossoró. O trecho interditado foi do Supermercado Cidade até o Restaurante Germano’s.
A medida foi necessária porque tubulações com diferentes finalidades passam no local. Entre elas, tubulações de gás e óleo, além dos canos do abastecimento de água do bairro Abolição.
Os serviços na Abel Coelho foram necessários para interligar tubulações que vão levar água, quando a obra da adutora for totalmente concluída em 2025 para os reservatórios do Abolição I, do Santo Antônio e do Centro (reservatórios em frente ao Hospital Wilson Rosado). As adutoras para estes reservatórios estão prontas e falta apenas interligar a tubulação neste trecho da Abel Coelho.
Previsão é que serviço permaneça até o início de novembro
A previsão da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) é que o serviço permaneça na Abel Coelho até o início de novembro. Depois da instalação de tubos será necessário interromper o abastecimento da adutora que abastece parte de Mossoró: a Jerônimo Rosado.
A paralisação da adutora é necessária porque sua tubulação passa na Avenida Abel Coelho e não é possível executar o serviço com água passando no tubo. É preciso aguardar a despressurização da rede, o local precisa ficar completamente seco, para instalação de registro e fazer a interligação da Adutora Jerônimo Rosado com a adutora Apodi-Mossoró.
A parada foi programada dentro do período da obra para evitar outras interrupções no envio de água para Mossoró.
Tags: