Por Amina Costa - Jornal de Fato
Uma parceria conjunta entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está disponibilizando um total de 10 mil vagas para o curso de extensão Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, oferecido na modalidade à distância, no âmbito do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O UAB é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) que, em parceria com as instituições públicas, busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. O curso é gratuito e destinado a professores(as) da Educação Básica da rede pública do Estado do Rio Grande do Norte.
Estão sendo ofertadas 5 mil vagas para a Uern e 5 mil para a UFRN. De acordo com as informações do edital, o curso de capacitação terá duração de três meses e será realizado totalmente à distância. As inscrições podem ser realizadas até o dia 22 de novembro de 2024 por meio do preenchimento do formulário disponível no site da Uern.
Podem se inscrever os professores da Educação Básica das redes públicas estadual, municipal ou federal, atuando em instituições de ensino do Rio Grande do Norte, em sala de aula comum ou Atendimento Educacional Especializado (AEE). Eles precisam possuir computador com acesso à internet para poder acompanhar o curso.
A formação continuada conta na UERN com o envolvimento da Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), por meio do programa Foco; a Pró-reitoria de Extensão (Proex); e Diretoria de Educação a Distância (Dead).
A iniciativa é da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC). O curso busca capacitar professores e profissionais da educação para promover práticas inclusivas, por meio de ferramentas, conteúdos e metodologias que contribuam para uma educação inclusiva de qualidade.
Os participantes terão contato com temas fundamentais, como os aspectos políticos e legais que sustentam a Educação Especial, aprimorando o conhecimento sobre metodologias inclusivas aplicáveis na rotina da sala de aula. Na Uern, os participantes podem acompanhar as etapas da seleção por meio da Diretoria de Educação a Distância (DEAD) e tirar as dúvidas pelo e-mail: [email protected].
“Essa é uma oportunidade incrível para os professores e professoras da rede básica. A temática reflete uma demanda urgente da sociedade. Precisamos discutir essas pautas e inserir em nosso cotidiano, especialmente no chão da escola que é a base da formação de nossos estudantes”, afirmou a reitora Cicília Maia.
Sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Desde o lançamento do Programa de Formação em Administração Pública (PNAP), em 2009, inaugurou-se uma nova ação no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que reúne especialistas de diversas instituições, com vistas à elaboração de Projetos Pedagógicos Nacionais e materiais didáticos de referência, para serem adotados pelas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) integrantes do Sistema UAB.
Uma das propostas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) é formar professores e outros profissionais de educação nas áreas da diversidade. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados.
Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.
Tags: