Por Amina Costa - Jornal de Fato
Considerada pelas participantes como algo além de um simples evento, a Feira de Mulheres Empreendedoras e Artesãs (FEMEA) chega à sua 6ª edição. Nesta sexta-feira, 8, e no sábado, 9, mais de 80 mulheres empreendedoras estarão expondo produtos delas no evento, que ocorre a partir das 16h, na Praça de Eventos de Mossoró, localizada no Corredor Cultural.
Desde a sua primeira edição, ocorrida em julho de 2022, a FEMEA vem transformando a vida de dezenas de mulheres que lidam todos os dias com o desafio do empreendedorismo, dando a elas a oportunidade para que possam ampliar seus negócios e crescer como mulheres empreendedoras. Nas últimas cinco edições, a FEMEA ganhou destaque entre as feiras realizadas na cidade, atraindo a atenção de empreendedoras e do público em geral.
Durante esses dois dias de Femea, mais de 80 expositoras vão mostrar seus produtos e serviços nas áreas de moda, beleza, gastronomia, artesanato, decoração, entre outras. De acordo com Micheli Angélica, idealizadora do evento, a expectativa é de que a 6ª edição da feira atraia um público de, aproximadamente, 18 mil pessoas.
“A Feira vem crescendo a cada edição e sempre inovando. Hoje, a FEMEA já está no calendário de eventos da cidade e realmente já é consolidada em nossa região”, disse Micheli Angélica, ressaltando que o evento é gratuito e aberto para toda a família. “A FEMEA é um espaço para toda a família, em que podem ser encontrados os mais variados tipos de produtos”.
Micheli Angélica informou à reportagem do JORNAL DE FATO que o sentimento que tem ao realizar mais uma edição da Femea é de realização. “O sentimento é de realização por poder levar junto um grupo de mais de 80 expositoras, que buscam oportunidades diariamente para seus negócios. Junto com esse sentimento vem também a certeza que devemos fazer cada vez mais por nós mesmas, que devemos fazer e enfrentar os desafios”, disse.
Além de transformar a vida de muitas mulheres empreendedoras de Mossoró e região, a FEMEA tem ainda um caráter social e solidário. Assim como ocorreu em edições anteriores, serão destinados espaços para instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e a Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI). O evento contará ainda com apresentações musicais de cantoras locais.
“O objetivo da FEMEA é valorizar o trabalho das mulheres, incentivar o empreendedorismo feminino e fomentar a economia local. É uma oportunidade de mostrar o potencial e a criatividade das mulheres potiguares, que fazem um trabalho incrível em diversas áreas. Além disso, a feira é um espaço de troca, de aprendizado, de lazer e de solidariedade. Queremos que a Feira FEMEA seja um evento de referência na cidade e na região”, afirma Micheli Angélica.
A 6ª edição da FEMEA começa hoje e segue até amanhã, das 16h às 22h30, na Praça de Eventos, com entrada totalmente gratuita. No evento, são vendidas peças de artesanato, além de marcas autorais. Além dos estandes e das apresentações culturais e musicais, a FEMEA dispõe ainda de um espaço exclusivo para alimentação.
FEMEA promove oportunidades para mulheres empreendedoras
A possibilidade de proporcionar maior visibilidade aos negócios é, para as mulheres empreendedoras, o grande atrativo da Feira de Mulheres Empreendedoras e Artesãs (FEMEA). O evento também faz com que as expositoras tenham maior segurança e autonomia, além de abrir espaço para que elas possam vender seus produtos fora do ambiente on-line.
Este é o caso de Cynara Tuilla, que em abril de 2021 começou a empreender no segmento de camisaria feminina, por meio de uma loja on-line. Cynara Tuilla participa da FEMEA desde a primeira edição e informa que o principal motivo que a leva a expor no evento é a visibilidade que ele proporciona às empreendedoras como ela, que têm lojas somente no espaço on-line.
“A feira FEMEA traz a oportunidade de nos mostrar para as pessoas que ainda não conhecem o nosso produto físico. Além disso, a grande divulgação de todas as expositoras e da equipe que organiza leva até a feira um grande número de visitantes, gerando muitas vendas durante e ainda após o evento”, informa Cynara Tuilla.
A empreendedora informa ainda que o diferencial da FEMEA é o fato dela ser voltada para empreendedoras mulheres. “Esse é o diferencial da feira FEMEA, que deu oportunidade principalmente para mulheres que estavam procurando uma forma de mostrar o seu produto, gerar novos clientes e crescer. Para mim, essa é uma grande oportunidade de fazer com que mais pessoas conheçam os produtos da minha loja, a Mix Store, proporcionando uma grande melhoria nas minhas vendas”, aponta.
Cynara Tuilla informou ainda que, a cada feira, crescem as expectativas em relação ao número de vendas. “A cada nova feira as expectativas aumentam. Mas para esta edição, eu espero que mais pessoas possam conhecer o evento e que ele seja um sucesso, não só pra mim, mas para todas as expositoras que trabalham há meses para que essa edição aconteça”, informa.
Tags: