Nesta quinta-feira, 28, a partir das 9h, o plenário da Câmara Municipal de Mossoró será palco do IV Seminário Vidas Negras, um evento que busca fortalecer a memória, herança e ancestralidade do povo preto. Instituído como ação permanente pela Resolução n° 8/2021, de autoria da vereadora Marleide Cunha (PT), o Seminário tem como objetivo dar visibilidade às contribuições do povo negro para a formação da história e da cultura brasileira, frequentemente marginalizadas ou apagadas.
Com o tema “Memória, Herança e Ancestralidade Negra”, o evento traz uma programação que promove reflexões sobre a importância de combater o racismo e valorizar as lutas históricas da população negra. O seminário também se soma às mobilizações sobre a consciência negra, cujo dia é celebrado em 20 de novembro.
Programação
Um dos destaques deste ano é o projeto de extensão Procurando Rafael, do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), coordenado pela professora Dra. Aryana Costa. A iniciativa revisita as narrativas da abolição da escravatura em Mossoró, por meio de banners criados pela artista Geovanna Coelho, e enfatiza a exclusão das pessoas pretas na memória oficial da cidade.
O evento também contará com a exposição Mulheres, da artista Luíza Oliveira, e a participação de diversos coletivos e instituições, como Direito e Raça, da Universidade Federal rural do Semi-Árido (Ufersa), Pretas, Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi-IFRN), além de representações de religiosidades de matriz africana e afro-empreendedores (as).
Durante o Seminário, será entregue o Troféu Vidas Negras, que reconhece pessoas pretas que se destacam na luta pela valorização da memória e dos direitos da população negra.
Inclusão
A vereadora Marleide Cunha informa que, nas edições anteriores, o Seminário Vidas Negras abordou, na Câmara Municipal de Mossoró, temas como a sociedade antirracista, o impacto da Lei de Cotas e o perfil carcerário no Brasil, ressaltando o papel fundamental da iniciativa no avanço do debate sobre racismo no município.
“Este ano, o evento reafirma o compromisso com a construção de uma Mossoró mais inclusiva e com o resgate da história do povo preto, essencial para a compreensão do Brasil”, frisa a parlamentar.
Aberto ao público, o Seminário Vidas Negras também será transmitido ao vivo pela TV Câmara Mossoró (canal 2 Telecab, canal 23.2 TCM e canal TV Câmara Mossoró no YouTube) e reapresentado na grade de programação da emissora.
Fonte: CMM
Tags: