Domingo, 12 de janeiro de 2025

Postado às 12h30 | 27 Nov 2024 | redação Comitiva do Quênia conhece experiência da agricultura familiar em Mossoró

Crédito da foto: Assecom-RN Comitiva do Quênia no RN

A delegação queniana, composta por membros do gabinete da primeira-dama do Quênia, de diversos ministérios, parlamentares e representantes do governo de Nairóbi, cumpre agenda no estado e busca aprender com as estratégias adotadas pelo RN, que possui características climáticas semelhantes às de grande parte do território queniano. Os representantes do governo do Quênia estão visitando o Rio Grande do Norte até a próxima sexta-feira (29), para conhecer as iniciativas de alimentação escolar do estado.

O estado foi escolhido por sua atuação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacando-se no uso de alimentos adquiridos da agricultura familiar, já esses alimentos compõem cerca de 35% da merenda escolar nas escolas da rede estadual, eles também vieram conhecer a implementação de tecnologias adaptadas ao semiárido. A visita tem o objetivo de inspirar o Quênia na ampliação de seu plano de alimentação escolar, que pretende alcançar 10 milhões de estudantes até 2030.

“Compartilhar nossas experiências com um país empenhado em expandir seu plano de alimentação escolar é motivo de orgulho e demonstra o potencial transformador de políticas públicas integradas, que aliam educação, sustentabilidade e desenvolvimento social. O Rio Grande do Norte tem implementado práticas bem sucedidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar, que vão desde a priorização da aquisição de alimentos da agricultura familiar, fortalecendo a economia potiguar, até as capacitações das equipes que cuidam desta ação para garantir a qualidade e a logística eficiente da merenda escolar,” destacou a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista.

A visita foi organizada pelo Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, pelo WFP Quênia, pelo FNDE e pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com apoio do governo do RN, a agenda inclui visitas a escolas estaduais em Natal, Parnamirim e Mossoró.

Na manhã desta terça-feira (26), a comitiva viu de perto as ações desenvolvidas em duas escolas da Rede Estadual de Ensino, em Parnamirim. A primeira foi a Santos Dumont, onde eles conheceram projetos desenvolvidos na escola, como: coleta e descarte de resíduos plásticos, o que contribui com a redução da poluição plástica nos oceanos e no meio ambiente em geral. Todo plástico é vendido para investimento em nosso ecossistema sustentável: viveiro de mudas, jardins, instalação de ecopontos, estacionamentos com reaproveitamento de pneus. As tampas plásticas são doadas para ONGs da causa animal no Estado. A escola ainda promove o descarte com certificações eletroeletrônicos, papéis, pilhas e baterias, óleo de fritura, lâmpadas, fármacos e sacos plásticos. Eles conheceram também o Pomar Sustentável, com mais de 50 árvores, sendo elas frutíferas nativas exóticas e híbridas e o queinta com mandioca, cana-de-açúcar, banana, limão, mamão, hortaliças, temperos e chás naturais.

A comitiva também acompanhou como é o processo de produção da merenda escolar, que é feita na própria escola e segue um cardápio definido pelas nutricionistas da SEEC/RN.

A outra escola que recebeu os visitantes quenianos foi a Maria Cristina, escola de Ensino Fundamental em Tempo Integral e EJA. Os visitantes quenianos conheceram um exemplo inspirador de cuidado com o meio ambiente e transformação educacional por meio de dois projetos inovadores: Sala Verde e Escola Viva. A Sala Verde é fruto de uma revitalização ambiental em um espaço que antes estava degradado, acumulando lixo e entulhos nos fundos da escola. Hoje, o local se transformou em um verdadeiro oásis sustentável, abrigando uma horta comunitária e um pomar com diversas espécies frutíferas. Já o projeto Escola Viva busca envolver toda a comunidade escolar em ações voltadas à educação ambiental. Por meio de oficinas interativas e outras atividades, os estudantes são incentivados a compreender a importância da sustentabilidade, adotando práticas que contribuem para a preservação do planeta no cotidiano.

“O Rio Grande do Norte é um estado brasileiro que tem uma integração muito forte do PNAD, que é o Programa de Alimentação Escolar, com a agricultura familiar. Então, tudo o que vem sendo feito no trabalho com as cooperativas, com os agricultores, para fornecer alimentos saudáveis e frescos para as crianças, é objeto de aprendizado muito importante para países africanos, principalmente quem tem características muito parecidas com o Quênia”, disse Vinicius Limongi, chefe do Programa de Alimentação Mundial (WFP).

A comitiva segue nesta quarta-feira, 27, a agenda no Rio Grande do Norte, visitando ações em Mossoró, entre elas estão:

O trabalho desenvolvido na COOAFAM – Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Mossoró e Região – Uma das principais cooperativas que comercializam para o PNAE no Rio Grande do Norte.

Visita a Escola do campo – Escola Estadual Gilberto Rola, com os projetos:  Hortas escolares e Cisterna na escola, além de conversas com a direção da escola, merendeiras e nutricionistas sobre cardápios de alimentação escolar favoráveis ao clima e a utilização de culturas resistentes à seca com altos níveis nutricionais.

A agenda do dia termina com a visita a organizações agroecológicas locais. Durante a visita, haverá diálogos com técnicos da SEDRAF e da EMATER-RN. – Rede Xique Xique. Organização de agricultores que comercializam sua produção sem a presença de intermediários. É uma organização de referência nos princípios da agroecologia, do feminismo e da economia solidária. – APROFAM (Associação de Produtores e Produtoras da Feira Agroecológica de Mossoró – RN).

A subcoordenadora de Assistência ao Educando, Josélia Silva, falou de como é satisfatória a visita da delegação do Quênia, “ é muito importante esse momento de mostrarmos tudo que é desenvolvido pela equipe da secretaria em prol da alimentação escolar, cujo objetivo é disponibilizar aos nossos estudantes um alimento saudável e de qualidade”.

Participaram também da agenda na manhã de hoje, Cleonice Kozerski, secretária adjunta de Educação do RN, Glauciane Pinheiro, coordenadora de  Desenvolvimento Escolar da SEEC/RN, Josélia Silva, subcoordenador de Assistência ao Educando, Alcione Flávia , diretora da 2ª Direc, além das equipes gestoras das escolas e equipe de nutricionistas da SEEC.

Tags:

Quênia
RN
Mossoró
agricultura

voltar