A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) e a Universidade Estadual de Maringá (UEM), do Paraná, assinaram, na noite de hoje, 28, no Campus Mossoró, o termo de cooperação que proporciona a oferta de um Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Educação. A primeira turma, formada exclusivamente por 22 professores(as) da Uern, deve iniciar as aulas em março de 2025.
O professor Jean Mac Cole Tavares Santos, da Faculdade de Educação (FE) da Uern, explicou que o Dinter surgiu a partir de um edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, oportunizando a parceria de universidades para oferecerem doutorados em conjunto.
“Nós procuramos a UEM e eles foram muito abertos à possibilidade. Tivemos uma seleção recentemente e 22 docentes da nossa Uern foram aprovados. A assinatura desse termo hoje é para oficializar essa relação”, adiantou.
Na visão da professora Ellany Gurgel, titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), o Dinter fortalece uma relação que já existe em outras frentes com a UEM.
“Vai fazer com que a gente possa qualificar mais ainda o ensino da graduação e da pós-graduação da Uern. O doutorado na área de Educação, um eixo transversal, permeia várias áreas do conhecimento, alcança vários dos nossos cursos, possibilitando o desenvolvimento de pesquisas e outras parcerias”, avaliou.
O professor Marcos Vinicius Francisco, titular da Pró-reitoria de Ensino da Universidade Estadual de Maringá, acompanhado da professora Solange Franci Yaegashi, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE), da mesma instituição, ressaltou a importância da troca de experiências entre as duas instituições de ensino superior.
“É um momento de muita alegria. Que essa experiência seja profícua e que outras possam se solidificar a partir desse processo, porque não é um movimento que beneficia apenas uma parte, não é um movimento de mão única, mas é um movimento em dupla em que ambas as universidades crescem nesse processo”, comentou.
Nesse mesmo sentido, a reitora da Uern, Cicília Maia, exaltou a parceria e os benefícios que serão gerados.
“Uma pós-graduação não é somente conhecimento técnico e científico. A gente vai ter a oportunidade de experienciar a interculturalidade, do que eles vivem lá e essas pessoas que vem de lá vão experienciar as nossas vocações, nossa cultura, riquezas”, acrescentou.
O evento que celebrou a assinatura do termo de cooperação contou ainda com lançamento de livros e uma apresentação teatral “Os orixás e a criação do mundo”, da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral.
Fonte: Comunicação Uern
Tags: