Sábado, 21 de dezembro de 2024

Postado às 11h45 | 12 Dez 2024 | redação Projeto da Uern com mães atípicas receberá prêmio de inovação

Crédito da foto: Uern Professora Isabel Amaral coordena o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Uma iniciativa nascida na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) juntamente com Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Nupics) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) alcançou a primeira colocação no Prêmio iNova RN, categoria “projeto em execução”. A entrega da premiação acontecerá durante cerimônia no 17º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13, em Natal.

Reconhecendo as necessidades de um público específico, a Uern desenvolveu, por meio do projeto intitulado “Da sobrecarga materna ao cuidado humanescente às mães atípicas”, atendimentos multiprofissionais exclusivos para essas mulheres, tanto servidoras da Universidade quanto do público externo, nos Nupics dos campi de Mossoró, Assú e Pau dos Ferros.

O isolamento social bem como a invisibilidade da figura materna atípica, os preconceitos no mundo do trabalho (quando estas estão inseridas), além da sobrecarga física e mental foram alguns dos fatores motivadores para a realização do projeto.

“Esta iniciativa, para além de uma tecnologia leve do cuidado, também se configura como um convite à reflexão sobre o acolhimento humanescente, a diversidade, e a inclusão, principalmente nos órgãos públicos”, avaliou a idealizadora e coordenadora do projeto, professora Isabel Amaral, coordenadora do Nupics e Pró-Reitora de Gestão de Pessoas.

Participam também da equipe as professoras e membros do Nupics Ana Luiza Bezerra da Costa Saraiva, Maria Lúcia Lira de Andrade e Francisca Elizonete de Souza Lima.

É essencial, defende o projeto, pensar em tecnologias leves e inovação para o cuidado relacionadas ao acolhimento, relações interpessoais, suporte emocional, organizacional e pessoal, estabelecimento de vínculos e equilíbrio físico, mental e espiritual, direcionando o olhar para os desafios sociais contemporâneos, especialmente no que diz respeito ao apoio as mães atípicas e a sobrecarga materna vivenciada.

Ano passado, o Nupics ficou em segundo lugar no iNovaRN, na categoria “projeto com resultados”, devido a sua oferta de práticas integrativas para a comunidade acadêmica e população em geral.

Outro projeto premiado em 2023, em terceiro lugar, na categoria “ideia”, foi o E-Observ: saúde na palma da mão, um aplicativo para celular direcionado à saúde do servidor público, para contribuir com o monitoramento do desenvolvimento de ações e apoio organizacional para alcançá-las, com impacto à saúde. O autocuidado humanescente e fortalecimentos das ações e políticas promotoras de bem-estar são o foco. A idealização foi do Departamento de Informática, através do curso de Ciência da Computação, com apoio do curso de Enfermagem.

Prêmio

Criado em 2023, o iNovaRN faz parte das ações do Laboratório de Inovação em Gestão Pública (iNovaRN), vinculado à Escola de Governo (EGRN), da Secretaria de Estado da Administração (Sead). O objetivo do laboratório é fomentar uma cultura de inovação no setor público, promovendo soluções colaborativas e eficientes para os desafios da administração pública.

Nesta segunda edição em 2024, o Governo do Estado reafirma seu compromisso com a inovação e a eficiência na gestão pública, destacando iniciativas que tornam o setor público mais ágil, transparente e acessível.

Os vencedores serão premiados com certificados, o Selo de Inovação e uma comenda especial. Além disso, terão a oportunidade de divulgar suas iniciativas em eventos técnicos e publicações acadêmicas, como na Revista InPública, da Escola de Governo.

Fonte: Uern

Tags:

Uern
mães
inovação
prêmio

voltar