Domingo, 23 de fevereiro de 2025

Postado às 09h30 | 20 Fev 2025 | redação Energia: polos carnavalescos serão monitorados em tempo real

Crédito da foto: Neoenergia Subestação da Cosern em Mossoró

Por Edinaldo Moreno - Jornal de Fato

Todos os polos carnavalescos no Rio Grande do Norte serão monitorados em tempo real pelo Centro de Operações Integrado (COI) da Neoenergia Cosern, em Natal, distribuidora de energia elétrica no território potiguar. O Carnaval em 2025 ocorrerá de 1º (sábado) a 5 de março (quarta-feira de Cinzas).

A apresentação da Operação Carnaval 2025, uma parceria da Neoenergia Cosern com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RN) e Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN), ocorreu nesta quarta-feira (19) na sede da distribuidora de energia, em Natal. Em Coletiva de Imprensa, os órgãos apresentaram suas respectivas ações, cujas algumas delas ocorrerão de forma simultânea, como as vistorias nos polos carnavalescos.

O mapeamento ocorrerá em localidades no litoral e no interior potiguar, afirma Osvaldo Tavares, superintendente Técnico da Neoenergia Cosern. A empresa informou que investiu R$ 33 milhões em obras, manutenções e podas preventivas, lavagem da rede elétrica nos municípios costeiros, instalação de 150 para-raios e de 40 novos religadores automáticos em áreas que abrangem, aproximadamente, 50 localidades com festas programadas no litoral e interior do estado.

“Montamos uma operação robusta que abrange não somente o período carnavalesco, mas todo o verão. Mapeamos áreas com festas, blocos, trios elétricos em mais de 40 localidades potiguares do litoral ao sertão, mas não esquecemos das cidades serranas que são procuradas por quem quer fugir da folia e encontrar descanso. Investimos mais de R$ 33 milhões no Plano Verão, que se encerra após o Carnaval 2025, para proporcionar aos potiguares e aos turistas um fornecimento de energia elétrica com ainda mais segurança e qualidade”.

A concessionária destaca que todos os polos carnavalescos mapeados pela Neoenergia Cosern serão monitorados em tempo real pelo Centro de Operações Integrado (COI), em Natal. Estão envolvidos, na Operação Carnaval 2025, cerca de 250 colaboradores (engenheiros, eletrotécnicos, eletricistas, além de colaboradores de apoio administrativo). Haverá aumento de 30% no efetivo do Centro de Operações e equipes em campo, além de 60 profissionais técnicos de sobreaviso em todas as regiões do estado.

O gerente de Fiscalização do CREA-RN, Juliano Barbosa, destacou que o objetivo da instituição para a Operação Carnaval Legal é coibir o exercício ilegal da profissão, evitar sinistros e acidentes, além de promover mais segurança para os foliões e trabalhadores. O CREA-RN tem 60 eventos mapeados e procederá com fiscalizações em 103 municípios potiguares até o fim do carnaval e 100% da equipe em atuação.

“Iremos intensificar a fiscalização de palcos, sonorização, iluminação, banheiros químicos, grupo gerador, instalações elétricas, projetos de combate a incêndio e de acessibilidade, tendas e camarotes, e demais serviços da engenharia, para garantir que sejam executados por profissionais habilitados que tenham registro junto ao CREA-RN. Se detectarmos durante a fiscalização a ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), seja do proprietário, do contratante ou do executante do serviço, estará passivo de autuação”, ressaltou o gerente de fiscalização do CREA-RN.

Haverá, também, equipes técnicas de prontidão nos polos carnavalescos em Natal e no interior. Em caso de necessidade, a distribuidora poderá acionar o COI Backup, em Parnamirim.

O chefe do Centro de Vistorias do Corpo de Bombeiros Militar, Tenente Coronel Daniel Gleidson, detalhou quais as desconformidades mais comuns identificadas pelo órgão estadual.

“Entre as desconformidades mais comuns identificadas pelos CBM-RN nos eventos fiscalizados, estão: extintores ausentes, vencidos, despressurizados ou não sinalizados; saídas de emergência sem as dimensões e sentido de abertura corretos; guarda-corpo e corrimãos desconformes; estrutura metálica próximo à rede elétrica e aterramento das estruturas inadequado. O Corpo de Bombeiros Militar fiscalizará 30 eventos até o carnaval, com 50 militares envolvidos em 25 viaturas”, frisou.

 

Tags:

Neoenergia
energia
RN
carnaval

voltar