Amina Costa/Da Redação
Pacientes que fazem tratamento no Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) informaram que, desde a semana passada, está faltando o medicamento para que as aplicações de quimioterapia sejam realizadas. Alguns tratamentos estão atrasando devido esse problema com as medicações.
Há alguns dias, a administração do Centro de Oncologia de Mossoró está sendo transferida para a Liga de Estudos contra o Câncer, que atua em Natal e Caicó. O projeto de unificar o serviço de combate ao câncer no estado ocorre desde o ano passado e, em 2017, está sendo concretizado em Mossoró.
Segundo informações repassadas por alguns funcionários do Centro de Oncologia, a mudança de administração fez que a documentação dos fornecedores de insumos médicos fosse alterada. Devido a isso, alguns medicamentos estão com atraso na data de entrega. Os pacientes se mostram preocupados, uma vez que o atraso nas aplicações pode implicar em prejuízos para o tratamento.
A comerciante Francimar Costa informou à reportagem do JORNAL DE FATO que, ao ter comparecido para mais uma sessão de quimioterapia, foi informada de que estava faltando umas das medicações necessárias para que o procedimento ocorresse.
“Eu fui na terça-feira, 10, fazer a quinta sessão de quimioterapia, mas me disseram que, devido essa mudança de administração do Centro de Oncologia, os fornecedores tiveram de mudar a documentação. Com isso, algumas medicações não tinham chegado e me pediram para entrar em contato nesta semana para saber se já chegou”, informou.
A reportagem tentou entrar em contato com a administração do local, que, de acordo com as informações repassadas, ainda é de atribuição de Michelle Cure. No entanto, até o fechamento desta edição, as ligações não foram atendidas e a reportagem foi informada de que a administradora estava em reunião.
O Centro de Oncologia é referência no tratamento de pessoas com câncer e atende a pacientes de Mossoró e de outras cidades do estado. Desde os últimos anos, a unidade vem apresentando problemas para se manter, devido ao atraso no repasse de verbas públicas.
Mesmo com problemas financeiros, serviço do COHM é essencial
O Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM) vem passando, há algum tempo, por alguns problemas financeiros, devido ao atraso no repasse de recursos públicos. Mesmo assim, o serviço que o COHM presta à sociedade é de suma importância para os assistidos.
O local é referência no tratamento de pessoas com câncer e acolhe pessoas vindas de várias cidades do estado, com um serviço totalmente gratuito. Com a unificação do serviço, a tendência é receber mais recursos para que o sistema de saúde se torne mais forte e possa atender ainda mais a pessoas.
Diariamente, centenas de pessoas são assistidas no local para realizar os mais diferentes tipos de tratamentos contra o câncer. Presta serviços médicos e hospitalares, contato com unidade de terapia intensiva e consultas com especialistas, realizadas todos os dias.
É missão do COHM desempenhar ações em prol da assistência à saúde de pacientes oncológicos e hematológicos, valorizando os princípios de humanização no atendimento e otimização dos resultados primando pela contínua melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Tags: