Pedro Henrique tem viagem marcada para Manaus na próxima semana
Com viagem marcada para a próxima sexta-feira a Manaus, o técnico químico da Petrobrás, Pedro Henrique Moraes de Araújo informou a reportagem do DE FATO.COM na manhã desta quarta-feira, 8, que percorreu algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e ligou para as demais em busca de tomar a vacina contra a febre amarela e que não encontrou em nenhuma.
Segundo ele, a peregrinação teve início há alguns dias para vacinar-se e poder ir a capital do Amazonas imunizado. “Na sexta eu fui a UBS do Alto de São Manoel. Já na segunda fui na unidade da Lagoa do Mato e nada. Ontem (terça-feira) fui a UBS Conchita Ciarlini e também fui informado que lá não tinha. Hoje de manhã já fui na UBS Lucas Benjamin e também não consegui êxito, além de já ter ligado para várias outras UBS’s e ter a mesma informação de que está em falta”, disse Pedro Henrique que não sabe se viaja ou não para Manaus.
Em Mossoró, quem for viajar para um desses locais considerados de risco deve procurar uma destas quatro Unidades Básicas de Saúde, a partir de segunda-feira, no prazo de 10 dias antes. São elas: Maria Soares da Costa, Dr. José Fernandes de Melo, Dr Lucas Benjamin e Francisco Pereira de Azevedo, como informou a Prefeitura em nota publicada no último dia 26 de janeiro.
“Manaus é uma zona que exige que a gente tome a vacina contra a febre amarela. Eu até já perdi o prazo, que são de dez dias para tomar a vacina. Mesmo assim quero tomar a vacina. Eu não sei o que fazer se vou ou não para essa viagem. Eu vou acompanhar uma pessoa que vai fazer uma prova lá. Se eu for vou correr o risco de contrair a doença”, completou Pedro Henrique é natural de João Pessoa, mas reside em Mossoró há menos de um ano.
Durante boa parte desta manhã a reportagem tentou entrar em contato com o secretário municipal de saúde, Benjamin Bento, e com a assessora de comunicação da Prefeitura, Aglair Abreu, mas não obteve êxito. A reportagem foi informada de que Benjamin se encontrava em uma audiência na 8ª Vara e e que Agliar Abreu está em Brasília.
Atualização dos casos de febre amarela
O Ministério da Saúde atualizou as informações repassadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre a situação da febre amarela no país. Até a última terça-feira, 7, foram confirmados 195 casos da doença. Ao todo, foram registrados 1.048 casos suspeitos, sendo que 777 permanecem em investigação e 76 foram descartados. Dos 163 óbitos notificados, 69 foram confirmados, 91 ainda são investigados e 3 foram descartados. Os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Tocantins continuam com casos investigados e/ou confirmados.
A vacinação de rotina é ofertada em 19 estados do país com recomendação para imunização. Todas as pessoas que vivem nesses locais devem tomar duas doses da vacina ao longo da vida.
A vacina de febre amarela deve ser administrada em duas doses, seja para crianças ou adultos. As crianças devem recebê-la aos nove meses e aos quatro anos de idade. Assim, já fica protegido para a vida toda. Para quem não tomou as doses na infância é necessário tomar uma vez, que tem efeito durante 10 anos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças que baixam a imunidade, a exemplo do lúpus, câncer e HIV. Outras restrição é a imunização da população idosa, além de grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.
Tags: