Postado às 12h03 | 01 Jun 2017 | Edinaldo Moreno
Júri simulado fará ‘julgamento’ de Jararaca em Mossoró no dia 9
Cangaceiro era integrante do bando de Lampião
Crédito da foto:
No próximo dia 9, será realizado um “júri simulado” do cangaceiro Jararaca (José Leite de Santana), morto pós-combate pelas forças de resistência durante a invasão do bando de Lampião a Mossoró. O “julgamento” será às 9 horas, na Sala do Júri do Fórum Municipal Silveira Martins, situado à Avenida Jorge Coelho.
O júri será presidido pelo juiz Breno Valério Fausto de Medeiros. O julgamento terá o advogado e escritor Diógenes da Cunha Lima na acusação do réu e o escritor Honório de Medeiros será o defensor do cangaceiro.
O conselho de sentença será formado pela advogada e professora Inessa Linhares, escritora e professora Ludmilla Carvalho, padre e escritor Manoel Vieira Guimarães Neto, advogados Antônio Clóvis Vieira, que também é professor, e Lúcio Ney de Souza, também escritor; jornalista Rubens Coelho e médico Armando Negreiros, ambos também escritores.
O atual secretário municipal da Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, general Eliéser Girão, será suplente do Conselho de Sentença.
O acesso ao júri será oportunizado com doação de um quilo de alimento não perecível, que será entregue ao Lar da Criança Pobre de Mossoró. A inscrição será efetivada até o preenchimento da lotação da sala do júri.
Estudantes que estiverem no evento vão receber certificado com cinco horas-aula da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O júri simulado de Jararaca faz parte da programação festiva em alusão aos 90 anos da resistência de Mossoró à invasão do bando de Lampião, em 13 de junho de 1927. A iniciativa é promovida pela Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC).
Além do júri simulado, a SBEC promoverá uma série de atividades em memória à data. A programação completa será divulgada posteriormente pela entidade.