Quinta-Feira, 13 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 05 Out 2017 | Redação Rede Giga Mossoró unificará universidades a partir de agosto de 2018

Crédito da foto: Divulgação Mesmo antes de ser instalada, a rede já impulsiona uma plataforma de trânsito no município

Está previsto para agosto de 2018, a inauguração da Rede Giga Mossoró, que irá beneficiar três universidades, com uma interligação de 25 km de fibra ótica, por onde passarão a conexão de internet em alta velocidade para a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern), a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). As informações são da assessoria de comunicação Ministério da Ciência.

A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).

Mesmo antes de ser instalada, a rede já impulsiona o desenvolvimento de uma plataforma de gerenciamento de trânsito em Mossoró: um sistema de informação geográfica no qual são registrados dados como acidentes de trânsito e ocorrências de segurança, que podem ser visualizados em mapas georreferenciados.

“Faremos o videomonitoramento da cidade na área de trânsito e de segurança para atender a todo esse entroncamento de cidades da região. Com uma boa rede, que possa transmitir dados com facilidade e com força, a gente consegue implantar aquelas câmeras que fazem leitura de placas conhecidas como leitor de OCR, uma tecnologia que já existe no Brasil. Essa câmara identifica o carro que está circulando, se tem alguma restrição de roubo e furto tanto em relação ao veículo quanto em relação ao condutor”, explica o secretário de Defesa da Cidadania de Mossoró, Eliéser Girão Monteiro Filho.

De acordo com o coordenador da Giga Mossoró, André Pedro Fernandes, entre as possibilidades para o uso da rede estão projetos relacionados ao conceito de cidade inteligente, no qual componentes de infraestrutura e serviços de determinada região utilizam a tecnologia da informação para tornar os centros urbanos mais eficientes e agradáveis.

Conforme a gerente de relacionamento institucional da RNP, Cristiane Medeiros, segmentos ligados à saúde e a educação, também podem ser diretamente impactados pela rede. “Aqui em Mossoró, os hospitais, por exemplo, podem se beneficiar. Isso serve também para os institutos de pesquisa, seja cultura, educação ou outras áreas”, ilustrou.

O diretor da RNP, Gorgonio Araújo, disse que a qualidade e o custo das redes oferecidas pelo programa, é cinco vezes mais barata que os valores cobrados por operadoras que estão no mercado, e muitas das vezes a velocidade de navegação não chega a 1 GB.

Além de Mossoró, outras 69 cidades do Brasil serão beneficiadas com o projeto até o final de 2018.

Tags:

Rede Giga Mossoró
UERN
UFERSA
IFRN
agosto de 2018

voltar