A edição 439ª do Jornal Oficial do Município desta terça-feira, 28, traz a publicação da lei que reconhece a utilidade pública do sal de Mossoró produzido no município e região. O projeto foi sancionado nesta quarta-feira, 27, pela prefeita Rosalba Ciarlini antes de reunião, no Palácio da Resistência com prefeitos, deputados, vereadores e outras autoridades sobre a indústria salineira.
O projeto já havia sido aprovado na Câmara Municipal de Mossoró. Medida semelhante também foi aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A aprovação é um reconhecimento à atividade e ajudará a sensibilizar os governos estadual e federal no sentido de mostrar a importância econômica e social do sal para todo o país.
O RN é um dos maiores polos da extração de sal marinho do país, tendo a região Oeste como principal centro de produção e beneficiamento do produto no Estado. A atividade salineira envolve uma vasta cadeia de serviços, sobretudo nas cidades do litoral norte potiguar, mais especificamente nos municípios de Mossoró, Macau, Areia Branca, Galinhos, Grossos, Porto do Mangue e Guamaré.
Segundo informações do Sindicato das Indústrias de Extração do Sal do Estado, são gerados cerca de 15 mil empregos diretos e 70 mil indiretos.
Tags: