A assessoria de comunicação da Cidade do Sol, em nota, informa que o reajuste de 13% no preço médio do diesel nas refinarias impactará fortemente o transporte coletivo em Mossoró. De acordo com a empresa, a alta agrava o desequilíbrio econômico do sistema e dificulta o esforço, dos últimos anos, para recuperação do serviço na cidade.
Segundo a concessionária do transporte coletivo na cidade, o diesel mais caro onera cada vez mais o transporte por ônibus e afeta a competividade do setor, que – a sofrer com custos crescentes, alta gratuidade, concorrência ilegal e outros problemas – sobrevive a duras penas no segundo maior município do Rio Grande do Norte.
Segundo Waldemar Araújo, diretor da Cidade do Sol, concessionária do serviço em Mossoró, o diesel representa em média 23% do custo do sistema, atrás apenas da folha de pessoal. Ele alerta que a contínua oneração do segmento prejudica, diretamente, o usuário de ônibus.
“O passageiro pagante, o maior financiador do setor, acaba sendo sobrecarregado”, lamenta, ao acrescentar que a perda de produtividade dos ônibus acresce em até 25% o preço das passagens, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU).
“Precisamos desonerar o custo do transporte para torná-lo cada vez mais atrativo. E isso passa pela mudança da lógica hoje em vigor no Brasil. Temos que dar prioridade ao transporte coletivo em detrimento do individual”, sustenta Waldemar Araújo.
Tags: