Durante sessão de homenagem aos 50 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizada na manhã desta terça-feira (16), no plenário da Câmara dos Deputados, o senador José Agripino (DEM) destacou a importância da instituição para o estado. “O que o Rio Grande do Norte é hoje, sem sombra de dúvida, deve um pouco ao papel que a universidade desempenha dentro do panorama educacional de nosso estado”, frisou.
A sessão solene - proposta pelo deputado Beto Rosado (PP) e presidida pelo deputado Walter Alves (PMDB) - contou com a presença de prefeitos, líderes do estado, alunos e professores da universidade. “Tenho um apreço especialíssimo pela UERN, pelo papel que ela representa no contexto da elevação do padrão de nosso estado. Os países do mundo que evoluíram o fizeram pela vertente da educação e, em espaços de tempos muitos curtos, passaram na frente de países tradicionais”, disse o parlamentar potiguar.
José Agripino frisou ainda que, por causa da instituição, profissionais de diferentes áreas têm se formado e levado a todo o estado conhecimento e qualidade no ensino. “A UERN é um marco na educação do interior de nosso estado, formando professores que vão às redes de ensino dos municípios multiplicar a qualidade do que é ministrado. Aí, talvez, esteja o maior dos méritos em ter criado a UERN há 50 anos”, acrescentou.
O senador elogiou ainda a gestão do atual reitor Pedro Fernandes, presente na sessão, à frente da universidade. “Ele vem a Brasília várias vezes ao ano em busca de recursos para a UERN. É frequentador assíduo do meu gabinete, onde a UERN sempre recebe emendas, de todos os anos, por dever e por gratidão pelo que ela significa para o RN”, finalizou o senador.
O presidente da Frente Parlamentar e Popular em Defesa de Uern, vereador professor Francisco Carlos, destacou a importância de sessão solene na Câmara dos Deputados, uma vez que reforçar a luta em defesa do ensino superior público e de qualidade.
Tags: