Sexta-Feira, 07 de fevereiro de 2025

Postado às 11h15 | 24 Nov 2018 | Redação Alunos de Medicina antecipam colação de grau para concorrer ao Mais Médicos

Crédito da foto: Divulgação/UERN Estudantes fizeram colação de grau e agora vão se candidatar ao Mais Médicos

Quatro estudantes do curso de Medicina da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) colaram grau em solenidade extraordinária realizada nesta sexta-feira, 23, presidida pela vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais. Eles solicitaram a antecipação para concorrer ao programa Mais Médicos, do Governo Federal.

Com a presença de familiares, parentes e amigos dos graduandos, a solenidade marcou o fechamento de um ciclo para Caionara Angélica da Silva, Tiago Diniz Gurgel, Thaísa Állya Almeida e Sousa e João Paulo de Freitas. O momento também marca o início de uma nova etapa, uma vez que os concluintes já foram aprovados em um concurso público na cidade de Santana do Matos.

Mais do que as formalidades da cerimônia, o que se presenciou na Sala dos Conselhos, da Reitoria da Uern, foi o ápice de quatro histórias de determinação, superação e conquistas de estudantes oriundos de escola pública.

Durante a solenidade, Caionara Angélica dedicou o diploma à sua mãe Teresinha Angélica da Silva. “Foi ela quem me inspirou a fazer Medicina”, declarou a graduanda. Desde que perdeu o pai, aos seis anos, Caionara Angélica tem na mãe o seu espelho de força, dedicação e de amor ao próximo.

Agricultora, Teresinha Angélica da Silva criou sozinha três filhos com o trabalho na terra, na cidade de Baraúna. “Já moramos na zona rural de Baixa Verde, na localidade Jucuri e hoje moro em Baraúna. Caionara Angélica veio para Mossoró por causa da faculdade. Sempre tive fé em Deus que veria minha filha formada em Medicina. Para mim, é um orgulho vê-la formada hoje”, declara.

Caionara Angélica já se prepara para o novo caminho a trilhar. “Quero trabalhar antes de fazer residência e me identifico com a atenção básica. Por isso, desejo voltar ao interior, inscrevendo-me no programa Mais Médicos”, declara. Com a atitude, ela pretende ganhar experiência e ajudar a quem mais precisa.

A vice-reitora Fátima Raquel enfatizou a emoção da solenidade. “Toda colação é um momento de esperança e felicidade. É uma porta que se abre. Passa um filme na nossa cabeça do que a Uern representa para nós. A Uern é a nossa universidade, ela oportuniza a todos o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade”, frisa.

Tags:

alunos
Medicina
colação de grau
Mais Médicos
UERN

voltar