Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Mossoró esclareceu que as imagens compartilhadas em redes sociais, referentes ao sacrifício de suínos com focos de peste suína oriundos do Ceará, não aconteceram na cidade.
O procedimento foi realizado em uma propriedade na cidade de Baraúna, realizado por técnicos do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (IDIARN) da Secretaria da Agricultura da Pecuária e Pesca (SAPE/RN). Não há registro de caso de peste suína em Mossoró, complementa a Prefeitura.
Sobre a Operação
A operação de descarte de animais suínos oriundos do Ceará aconteceu na última quarta-feira, 5. A ação se fez necessária para o controle da Peste Suína Clássica tendo em vista que o Ceará encontra-se com casos confirmados da doença, sendo proibido o trânsito dos suínos para o restante do país.
Foram eutanasiados 35 animais suínos respeitando as normas sanitárias vigentes, com utilização de substâncias que neutralizam qualquer agente causador de doenças. A ação foi coordenada pela Diretoria de Defesa, Inspeção e Sanitária Animal juntamente com a coordenação estadual de sanidade suína, equipes da sede e da Unidade Local de Saúde Animal e Vegetal (ULSAV) de Mossoró.
Com informações da Prefeitura de Mossoró e do IDIARN
Tags: