Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 14h30 | 18 Jul 2019 | Redação Cosern encontrou 237 irregularidades no primeiro semestre no município

Crédito da foto: Tribuna de Notícias Os “gatos” na rede elétrica podem provocar sérios problemas à população

No primeiro semestre deste ano, a Companhia Energética do RN (COSERN) realizou a “Operação Varredura”, com o objetivo de identificar irregularidades na rede elétrica das residências. Em Mossoró, a Cosern realizou 3.008 inspeções em diversas residências e estabelecimentos, encontrando 237 irregularidades.

De acordo com a assessoria de imprensa da Cosern, a energia recuperada, somente neste primeiro semestre em Mossoró, daria para abastecer, por exemplo, o município de Jardim do Seridó por um mês (cerca de nove mil residências). A Operação Varredura foi feita em conjunto com as policias Militar e Civil do RN.

Na comparação, com o mesmo período do ano passado, a Cosern realizou mais inspeções (3.585) e encontrou 265 irregularidades, que foram desativadas. A energia recuperada no primeiro semestre de 2018 daria para abastecer, por exemplo, o município de São Miguel por um mês (cerca de nove mil residências).

Durante todo o ano de 2018, a Cosern realizou um total de 6.763 inspeções em estabelecimentos comerciais e residências de Mossoró, encontrando 562 irregularidades. Ainda de acordo com os dados da empresa, a energia recuperada no município daria para abastecer, por exemplo, o município de Currais Novos e Tenente Ananias por um mês (cerca de 37 mil residências).

Em todo o estado, foram identificadas 3.469 ligações clandestinas de energia elétrica (o popular “gato”) nos primeiros meses do ano. Foram feitas 29 mil inspeções nos municípios do RN. A energia recuperada nesse período com a operação seria suficiente para abastecer, por exemplo, os municípios de Macaíba e Apodi juntos durante um mês (o equivalente a 116.667 residências).

 O “gato” de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a quatro anos de reclusão. De janeiro a junho, sete pessoas foram presas em flagrante em todo o estado cometendo a irregularidade.

Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode provocar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos. A população pode denunciar as fraudes, de forma anônima e segura, por meio do telefone 116 ou do site da Cosern.

Tags:

irregularidades
Mossoró
Cosern
gatos

voltar