Amina Costa/Da Redação
Há três anos, o Parque Municipal Maurício de Oliveira vem sendo um importante espaço de lazer e descontração para os mossoroenses. No entanto, sua função ecológica está acima da função social e é necessário que os frequentadores do local tenham consciência quanto ao descarte do lixo deixado no local.
Com frequência, a direção do parque lembra sobre a importância de manter o espaço limpo e organizado, diante existência de muitos animais silvestres que precisam ter uma alimentação adequada, de acordo com seu habitat natural. Mas, as cenas de lixo espalhado por locais inadequados são corriqueiras.
Recentemente, os próprios frequentadores reclamaram nas redes sociais sobre o descarte irregular de lixo, deixado após a realização de eventos, mesmo com a grande quantidade de lixeiras que existem no local. Essa prática inadequada pode provocar sérios problemas tanto para os animais do parque quanto para as pessoas que estão sempre frequentando o espaço.
A diretora do Parque Municipal, Raphaela Araújo, explica que essa prática pode trazer muitos transtornos principalmente para os animais silvestres, que acabam sendo atraídos pelo lixo deixado no chão e ficam doentes ao se alimentar com esse descarte inadequado. Ela disse ainda que, mesmo com todos os alertas e orientações sobre o assunto, as pessoas continuam usando o parque de forma inadequada.
“As pessoas continuam não fazendo o bom uso do parque, principalmente os resíduos provenientes de eventos são todos jogados de forma irregular em qualquer área, não utilizando as lixeiras, que existem em grande quantidade. Quando deixam lixo, além de sujar o espaço do parque, também pode correr o risco de chamar animais, tanto os domésticos (gatos e cachorros) quanto animais silvestres, que são os animais do parque. Esses animais domésticos trazem problema para o parque, em relação a fezes e xixi, bem como para os animais silvestres, que ficam doentes por conta dessa alimentação que eles não têm habitualidade a comer”, explica a diretora do Parque Municipal.
Além de ser aberto para visitação pública, o Parque Municipal também é muito utilizado para a realização de eventos, como aniversários, por ser um espaço arborizado, ao ar livre e de fácil localização. No entanto, para que esses eventos sejam realizados no local, é necessário que as pessoas interessadas entrem em contato com a direção do parque, para que seja feito o registro e repassadas todas as informações necessárias para a manutenção do espaço.
“O parque continua funcionando da mesma forma. Mas, para fazer qualquer atividade, precisa ter o registro, justamente para a gente passar as normas e não acontecer esses problemas que estão acontecendo”, relatou Raphaela Araújo, que reforçou ainda a real função do Parque Municipal, que vai além de ser um espaço de lazer e diversão.
“O parque, por ser uma área de preservação ambiental, tem como função principal a área de meio ambiente, de preservação, de educação ambiental. E, como uma área secundária, tem atividades de esporte e lazer, atividades de convivência com a família. Mas, inicialmente, o parque tem como função principal a atividade de educação ambiental”, finaliza a diretora do parque.
Evento no parque marca encerramento de férias
O Parque Municipal Maurício de Oliveira é usado para a prática de atividade física, encontro de amigos, realização de eventos e é uma oportunidade de se aproximar da natureza. No parque, também são desenvolvidas ações feitas em parceria com escolas públicas e privadas, para que os estudantes tenham mais contato com a biodiversidade local e com as práticas de preservação ambiental. Neste período de férias, principalmente, o parque foi bastante visitado por crianças e pais que buscam executar atividades em família ao ar livre.
Com essa missão de levar mais consciência ambiental aos jovens do município, ocorre nesta sexta-feira, 19, uma programação especial que marca o encerramento das férias escolares. A “Eco Férias: Brincando no Parque” será realizada em parceria com o curso de Educação Física da faculdade Unopar. A programação é destinada a crianças de 6 a 12 anos e contará com trilha ecológica, atividades de educação ambiental e também brincadeiras ao ar livre, como esconde-esconde, pega-pega e pula-corda.
De acordo com a diretora do Parque Municipal, Raphaela Araújo, além das atividades recreativas que serão desenvolvidas pelos estudantes do curso de Educação Física, também ocorrerá um momento em que serão tratadas questões ambientais com as crianças que vão participar da atividade. “Nesta sexta, ocorre no parque uma atividade de encerramento de férias, que vai tratar tanto as questões ambientais como atividades de lazer com as crianças. Essa iniciativa é feita em parceria com os alunos do curso de Educação Física da faculdade Unopar, que vão trazer as atividades que serão executadas com as crianças”, explica a diretora.
Tags: