A data de 30 de setembro é o Dia da Liberdade para Mossoró, pois lembra a atitude corajosa de libertação dos escravos existentes no município, cinco anos antes de a Lei Áurea ter sido assinada. Por isso, todos os anos nesta data, a cidade revive não só este feito, mas toda uma história que envolve fatos marcantes no passado e no presente. Essas histórias são vividas no Cortejo Cultural da Liberdade.
O secretário de Segurança Pública, Sócrates Vieira, se reuniu na manhã de ontem com o secretário de Cultura, Eduardo Falcão, para tratar sobre o Cortejo Cultural do dia 30 de setembro, na Avenida Rio Branco.
Também participaram da reunião representantes dos segmentos militares responsáveis pela segurança em torno do Cortejo e do Auto da Liberdade.
Durante a reunião, os participantes receberam a programação do Mossoró Terra da Liberdade, com datas e horários da realização dos eventos.
“Nós tratamos sobre a organização, no sentido da segurança e da dinâmica do Cortejo, para garantir que tudo ocorrerá dentro do horário previsto, organizado e seguro”, disse Sócrates Vieira.
Eduardo Falcão falou sobre a organização em torno da evolução do Cortejo, que virá em três vertentes: cultural, comemorativo e militar.
“Estamos conversando no sentido que nosso tradicional desfile seja lindo, que represente e conte a história de Mossoró de forma organizada”, explicou Eduardo Falcão.
Neste ano, o evento está retornando para o seu local de origem, a Estação das Artes Elizeu Ventania. O espetáculo que integra a programação do Mossoró Terra da Liberdade tem a direção de Marcelo Flecha.
A apresentação descortina os principais eventos históricos do município: a Abolição dos Escravos, o Motim das Mulheres, o Primeiro Voto Feminino e a Invasão do Bando de Lampião.
Uma das atrações mais esperadas dentro do espetáculo é a participação de mais de 400 alunos da rede municipal de ensino que irão compor o coral do Auto da Liberdade
“Ficamos muito honrados com o convite da direção do Auto da Liberdade em incluir os nossos alunos nesse grande espetáculo. Estão todos muito empolgados com a oportunidade de aprender sobre canto e principalmente em poder participar de uma grande apresentação artística do porte do Auto da Liberdade. Além disso, os pais e familiares estão todos orgulhosos e ansiosos para esse momento da Festa da Liberdade”, comemorou Magali Delfino, secretária municipal de Educação.
Os ensaios estão acontecendo nas respectivas escolas em que os alunos estão matriculados e são orientados por monitores de canto do espetáculo Auto da Liberdade. “É uma satisfação enorme trabalhar com essas crianças, além de muito empolgadas, elas são também disciplinadas e dedicadas. Tão importante quanto preparar essas crianças para o espetáculo é perceber que há talentos que estão sendo estimulados com a atividade do coral”, destacou Manuela Santiago, monitora de canto.
Tags: