Em greve há 15 dias, os servidores do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) apresentam ao Governo do Estado a contraproposta referente às reivindicações da categoria. A medida foi definida em assembleia dos profissionais realizada na última sexta-feira (20).
Enquanto isso, os servidores que aderiram ao movimento continuam com as ações nas mobilizações instaladas nas unidades do órgão por todo o estado. Em Mossoró, os trabalhadores da 1ª Circunscrição de Trânsito (1ª CIRETAN) realizam nesta terça-feira (24) uma ação social dentro das atividades de greve.
Os servidores vão levar alimentos não perecíveis e materiais recicláveis para serem doados à Associação Comunitária Reciclando para a Vida (ACREVI). No último dia 16, as dependências da entidade foram atingidas por um incêndio que afetou a estrutura do local e destruiu materiais. Com a iniciativa, os trabalhadores pretendem chamar atenção para a importância da solidariedade e preocupação com o outro.
De acordo com o membro do Conselho de Representantes do Detran em Mossoró, Falcão Brito, essa iniciativa partiu da coordenação do Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (SINAI) de Mossoró. “A coordenadora do Sinai de Mossoró está organizando. Será feita doação de alimentos, além da coleta de materiais recicláveis que tenhamos em casa. O pedido é levar esses materiais para a sede da Associação”, disse o servidor.
Sobre a contraproposta relacionada à paralisação da categoria, ela foi protocolada nesta segunda-feira (23) na direção do Detran, com representação do Governo. Essa contraproposta tem a finalidade de solicitar uma nova audiência com vistas a levar a posição dos trabalhadores e dar sequência às negociações. Com a greve, diversos serviços estão afetados e comprometidos, com determinados setores funcionando parcialmente.
As principais reivindicações da categoria são a revogação do decreto 29007, que retira a autonomia da autarquia; a realização de concurso público; o reajuste salarial; e o pagamento das três folhas em atraso devidas aos aposentados e pensionistas da autarquia.
Há duas semanas, o Governo enviou uma proposta para a categoria, que foi considerada insuficiente pelos servidores. A proposta não incluía a revogação do decreto 29.007, que é uma das principais pautas dos servidores, bem como não apontava previsão de concurso público para o ano de 2020, como é solicitado pela categoria, diante do déficit de funcionários nas sedes do órgão.
A proposta que foi enviada pelo Governo previa ainda o reajuste salarial dos servidores só após a quitação das três folhas em atraso relativas a novembro, dezembro e 13° de 2018. No entanto, esse ponto também foi questionado pelos servidores, porque ainda não existe uma previsão de quando esse pagamento vai ser feito.
Outro ponto que é reivindicado pelos servidores do órgão é a melhoria na estrutura física das sedes do Detran, em todo o estado, onde, em algumas delas, faltam cadeiras para os usuários e as paredes apresentam rachaduras (devido ser uma estrutura antiga). “Essa situação, aliada ao déficit de funcionários, acaba comprometendo o serviço que é prestado pelo órgão”, aponta o sindicato.
Tags: