Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 29 Set 2019 | Redação Uern completa 51 anos transformando vidas mo Rio Grande do Norte

Crédito da foto: Cedida Campus central da Uern em Mossoró

Criada em 28 de setembro de 1968, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) completou neste sábado (28)  51 anos de história. Por mais de cinco décadas, vem cumprindo seu papel de oportunizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, além de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Embora instituída oficialmente em 1968, o sonho de instalar uma instituição de ensino superior em Mossoró é bem mais antigo. A luta teve início em 1943, com a instalação da Faculdade de Ciências Econômicas de Mossoró (FACEM), instituída através da resolução 01/43 de 18 de agosto de 1943, por iniciativa da Sociedade União Caixeiral, mantenedora da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral.

Como resultado desses esforços, surgiu a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência e da Técnica (FUNCITEC), através da lei municipal 41 de 5 de dezembro de 1963. Com a Funcitec, acelerou-se a oferta do ensino superior na cidade. Sob sua coordenação, foram criadas a Faculdade de Serviço Social de Mossoró, em 1965, e o Instituto de Filosofia, Ciências e Letras de Mossoró, no mesmo ano, com os cursos de Pedagogia, Letras, História e Ciências Sociais, e, em 1968, a Escola Superior de Enfermagem de Mossoró.

Em 1968, a Funcitec foi transformada em universidade, agregando as quatro faculdades existentes. Seu primeiro reitor foi o professor João Batista Cascudo Rodrigues, um dos militantes mais destacados da causa da educação em Mossoró, estreitamente ligado à luta pela criação da Funcitec e de todas as faculdades por ela mantidas.

Com o tempo, a Furrn aumentou sua atuação através da instalação dos campi avançados nas cidades do Assú, Patu e Pau dos Ferros. Somente em 1987, a Furrn foi estadualizada, em 8 de janeiro, através da lei 5.546, assinada pelo governador Radir Pereira.

Outro passo importante na história da Urrn foi o seu reconhecimento pelo Conselho Federal de Educação, em sessão realizada no dia 4 de maio de 1993, conforme a portaria ministerial 874 de 17 de junho de 1993 e o decreto 83.857 de 15 de agosto de 1993, do ministro Murílio de Avellar Hingel.

Em 29 de setembro de 1997, o governador Garibaldi Alves Filho, através da lei estadual 7.063, transformou a Universidade Regional do Rio Grande do Norte em Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, mantendo, no entanto, a sigla Urrn. Somente em 1999, a lei 7.761 alterou a denominação anterior para Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Ao longo de 51 anos de história, a Uern viveu grandes transformações e transformou a história de muitos cidadãos. A universidade cresceu e ampliou sua estrutura acompanhou as transformações da sociedade para oferecer um ensino de qualidade para toda a população.

RAÍZES NO INTERIOR

Com raízes no interior e distribuindo frutos que hoje se espalham por todas as regiões, a Uern tem contribuído significativamente para milhares de estudantes e seus familiares. Para ilustrar a importância da universidade, docentes, técnicos administrativos, discentes e egressos da Uern falam a sua relação com a instituição e o papel que desempenhou em sua vida:

- FRANCISCO CAVALCANTE, aluno do curso de Direito.

“Eu fui o primeiro da geração da minha família a ingressar no ensino superior. Por meio da Uern, tive a oportunidade de representar o Brasil no exterior, apresentar meu trabalho e incentivar outros jovens.”

- ISAC FELIPE, aluno do curso de Ciências Biológicas

“A Uern mudou minha vida. Eu estava com problemas emocionais e a PRAE me ajudou bastante. A psicóloga me ajudou a sair do estado de desesperança e negatividade e a psicopedagoga me ajudou a organizar os meus estudos. A terapia me ajudou bastante, ajudou meu estado emocional. Consegui melhorar minhas notas e consegui passar em disciplinas nas quais tinha dificuldades.”

- MARIA LÚCIA ANDRADE, professora do curso de Educação Física do campus de Pau dos Ferros e autora da primeira tese de doutorado defendida em um programa de pós-graduação da Uern

"Falar da minha relação com a Uern é falar da minha vida. Vivi minha graduação na Uern da forma mais intensa que pude e cresci muito como pessoa e como profissional. Voltei para a Uern depois como professora concursada. É com o peito cheio de orgulho que digo que sou cria da Uern."

- FRANCISCA RAMOS, professora do campus de Assú

“Eu venho de uma família de analfabetos da zona rural. Fui a primeira pessoa da minha família a ser formada, graças à presença da Uern no interior do RN. A Uern tem um quadro de pessoas aguerridas que acreditam na capacidade de transformação social.”

- IUSKA FREIRE, jornalista e técnica administrativa da Uern

"Sou jornalista e trabalho desde 2007 na Uern, na Agência de Comunicação. Ao longo desses 12 anos, presenciei histórias muito bonitas que mostram a importância da Uern para o Rio Grande do Norte, sobretudo para o interior do estado, oportunizando o ensino superior. Tenho a honra de ter um diploma da Uern e lá concluí neste ano meu mestrado em Ciências Sociais e Humanas.”

- MARCOS CAVALCANTE, aluno do curso de Ciência da Computação

"Sou aluno do curso de Ciência da Computação do campus central. Sou cadeirante e, para mim, sempre foi um sonho cursar o ensino superior. Na Uern, estou realizando esse sonho. Nesses últimos anos, a Uern se tornou meu segundo lar. Aqui fui introduzido a um novo mundo e encontrei oportunidades para mudar a minha vida e construir um futuro melhor.”

Tags:

Uern
Universidade
RN
Mossoró

voltar