Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 07 Out 2019 | Redação Município pretende imunizar quase 3 mil crianças de 6 meses a cinco anos

Crédito da foto: Arquivo A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira, 7

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo começou nesta segunda-feira, 7, em todo o país. O Ministério da Saúde informou que dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha.

O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai desta segunda-feira até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19. Em Mossoró, a estimativa é que 2.991 nesta faixa etária seja imunizada, segundo o coordenador de Imunizações do Município, Etevaldo de Lima.

No Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), a expectativa é imunizar cerca de 58 mil pessoas. Em todo o Brasil o número chega a 2,6 milhões de crianças.

O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 13,6 milhões adultos. No entanto, ainda não há uma estimativa para a segunda maior cidade do estado.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) investiga 47 casos da doença no Rio Grande do Norte. O número consta no último boletim divulgado pela pasta na semana passada. De acordo com o documento, permanece o número de 4 casos confirmados, entretanto, aumentou para 66 os casos notificados, dos quais 15 já foram descartados após investigação. A maior concentração dos casos em investigação está na 7ª região de saúde (Região Metropolitana de Natal).

No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.

Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. “Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral”.

Tags:

Mossoró
imunização
crianças
menores
sarampo
Ministério da Saúde
Etevaldo de Lima

voltar