Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h45 | 13 Out 2019 | Redação Avaliação e indicadores nacionais atestam qualidade dos cursos da Uern

Crédito da foto: Arquivo Campus central da Uern em Mossoró

Há mais de meio século, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vem oportunizando à população, sobretudo no interior do estado, o acesso ao ensino superior gratuito e de qualidade. Fruto de um trabalho sistemático que envolve toda a comunidade acadêmica. A qualidade dos cursos oferecidos pela universidade é atestada ano após ano por indicadores e avaliadores estaduais e nacionais.

O mais recente foi o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), referente ao ano de 2018, dos cursos da área de Ciências Sociais Aplicadas, de acordo com os ciclos avaliativos do exame. Nesse grupo, a Uern teve um aumento significativo no número de cursos com conceito máximo, passando de um curso no Enade 2015 com conceito 5, para quatro cursos em 2018.

Atingiram conceito máximo no Enade 2018 os cursos de Serviço Social, que manteve o conceito 5, Direito Mossoró, Publicidade e Propaganda, no campus central, e Direito, do campus avançado de Natal. Outros cursos também melhoraram o desempenho, como Jornalismo, que recebeu conceito 4, contra conceito 3 em 2015, e Administração do campus de Pau dos Ferros, que também recebeu conceito 4, contra o conceito 2 recebido em 2015.

Para o chefe do Departamento de Comunicação Social (DECOM), Ricardo Silveira, o resultado é gratificante. “Nós estamos muito felizes com esse resultado e atribuímos isso ao trabalho coletivo em nosso departamento, ao esforço e dedicação de alunos e alunas que compreenderam a importância de se comprometer em busca de uma boa nota. Também quero registrar o apoio e o empenho da equipe da Assessoria de Avaliação Institucional e do setor de Pesquisa Institucional, representados, respectivamente, pelos nossos colegas professores Mayra Ribeiro e Mademerson Leandro”.

Ele enfatiza a melhoria do desempenho dos cursos na avaliação. “Jornalismo subiu sua nota de 3 para 4 e Publicidade de 4 para 5, atingindo a nota máxima. Isso valoriza nossos cursos e eleva a qualidade dos diplomas recebidos pelos nossos egressos. O excelente resultado nos enche de satisfação e reafirmamos nosso compromisso para que o curso de Radialismo também colha um bom resultado no futuro, já que não esteve em avaliação no Enade 2018”, declara.

Diretor da Faculdade de Direito (FAD), Lauro Gurgel destaca que o resultado é um reconhecimento ao esforço coletivo dos docentes, técnicos administrativos e discentes. “É uma convocação para que possamos lutar cada vez mais por melhorias no campo pedagógico e por estruturas na Faculdade de Direito”, diz.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

 

 Desempenho no Enade é fruto de um trabalho coletivo e contínuo

Titular da Assessoria de Avaliação Institucional da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (AAI/UERN), a professora Mayra Ribeiro enfatiza que vários fatores contribuíram com essa melhora na avaliação dos cursos no Enade 2018, “mas acredito que um foi desencadeador dos demais”, observa.

Primeiro, a cultura de avaliação que a gestão, através da Assessoria de Avaliação Institucional e Comissão Permanente de Avaliação (AAI/ CPA), do Pesquisador Institucional e Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), tem instigado nas unidades acadêmicas e em toda a instituição a busca pelo aperfeiçoamento. Para isso, são realizados seminários e reuniões para discussão dos indicadores do Enade e da importância de conquistar melhores resultados.

Também o aumento significativo de professores com mestrado e doutorado tem refletido na qualidade da formação, segundo avalia Mayra Ribeiro. Outro ponto é o trabalho permanente envolvendo toda a comunidade acadêmica para melhorar cada vez mais os indicadores dos cursos de graduação.

“Houve uma melhora significativa no desempenho dos estudantes avaliados. Esse aumento deve-se ao empenho e compromisso de estudantes, professores, técnicos administrativos, coordenadores de cursos e chefes de departamentos, somado à Reitoria. A Uern tem potencial enorme e quando nos unimos em prol de um objetivo comum, o resultado é muito positivo”, finaliza.

Tags:

Uern
cursos
ensino superior
educação
Enade

voltar