Quarta-Feira, 05 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 16 Out 2019 | Redação Moradores do Planalto 13 de Maio estão sem água há 15 dias

Crédito da foto: RN Mais Falta de água prejudica os moradores do bairro Planalto Treze de Maio

A distribuição de água por meio da Companhia de Águas e Esgotos do RN (CAERN) está causando transtornos para alguns mossoroenses. Moradores do bairro Planalto Treze de Maio (zona leste) estão reclamando que não recebem a distribuição de água da companhia há 15 dias.

Simone Dias, moradora do bairro, informou que o problema está ocorrendo na Rua Joaquim Afonso e que eles estão sendo obrigados a comprar carros-pipas para ter água nas caixas d’água. “Tem água até no início da nossa rua, mas depois não tem e as caixas d’água e reservatórios de água estão todos secos. Outros vizinhos já compraram carro-pipa”, disse a moradora.

O que causa ainda mais revolta dos moradores dessa localidade é o fato de não terem recebido nenhum aviso prévio de que não ia ter o abastecimento de água por tanto tempo, bem como não haver desconto na conta de água. “Não recebemos nenhum aviso prévio para nos prepararmos, e a conta de água não deixa de vir”, disse Simone Dias.

Os reservatórios de água secos estão fazendo que os moradores que estão sem receber o abastecimento há 15 dias se desloquem para casa de parentes, para executar algumas tarefas domésticas. Simone Dias informou que precisou ir até o bairro Sumaré (zona leste) para poder lavar roupa, justamente por não ter água nas suas caixas.

A reportagem do DE FATO entrou em contato com a assessoria de imprensa da Caern para saber qual o motivo da falta de água nessa localidade. De acordo com a assessoria, o poço que abastece o Planalto Treze de Maio apresentou problema e isso pode ter gerado essa falta de água por um período prolongado na localidade.

“O poço 24, que abastece parte do Alto de São Manoel, Planalto 13 de Maio, Papoco, Alagados, Bom Jesus e Alameda dos Cajueiros, passa por manutenção e tem previsão de voltar nesta quarta-feira (16), à noite. Quando para um poço, a Caern reforça com água de outro lugar. A quantidade de água pode não ter sido suficiente para chegar à rua toda”, informou, por nota, a assessoria de imprensa da Caern.

A Companhia informou ainda que o poço 11, que abastece os bairros Abolição I e II, parte do Santo Antônio e parte de Nova Betânia, também está paralisado para conserto por problemas mecânicos. A previsão é que o poço 11 seja religado nesta sexta-feira (18) pela manhã. Após religar, são necessárias 48 horas para normalizar o abastecimento de cada poço.

“A Caern informa que o sistema de abastecimento da cidade é feito por poços profundos, que trabalham bombeando água em temperaturas próximas a 50 graus e que estão sujeitos à manutenção devido à situação específica do abastecimento da cidade”, explica a companhia.

Parte da cidade é abastecida pela adutora Jerônimo Rosado, que foi paralisada no final de semana por falta de energia elétrica e está recuperando sua carga de abastecimento. Todos os poços possuem conjuntos de motobombas reservas para atendimento dos bairros. No segundo semestre, é comum um maior bombeamento de água pelo aumento de consumo nestes meses, o que também exige dos equipamentos.

Por esse motivo, a Companhia reforça a necessidade de a população usar o líquido de forma sempre consciente e contribuir coletivamente com o sistema que é de todos. Vazamentos ou irregularidades praticados que prejudiquem o sistema devem ser denunciados pelo telefone 115.

Tags:

moradores
Planalto 13 de Maio
abastecimento
água
Mossoró
Caern

voltar