Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h15 | 23 Out 2019 | Redação Comércio deve abrir 350 vagas de empregos temporários no fim do ano

Crédito da foto: Divulgação/CNDL A expectativa da CDL Mossoró é que sejam criadas entre 300 e 350 vagas no fim de ano

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró (CDL Mossoró) é que cerca de 300 a 350 vagas de empregos temporários na cidade sejam criadas no fim do ano por conta das festividades de Natal e Ano Novo.

A perspectiva no Rio Grande do Norte é que devem ser abertas 3,1 mil contratações de novos profissionais no período. Em todo o país, o número chega a aproximadamente 103 vagas abertas até dezembro.

A CDL  acredita que um bom desempenho deste temporários podem render a efetivação na empresa onde ele foi contratado para as vendas deste período.

A pesquisa divulgada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) aponta um leve recuo de 72% para 69% no percentual de empresários que não têm a intenção de fazer contratações nesse fim de ano, sejam temporários, informais, efetivos ou terceirizados.

Por outro lado, houve um aumento de 17% para 23% o percentual dos que contrataram ou devem contratar ao menos um novo colaborador. A principal justificativa para os reforços do quadro de funcionários é atender ao aumento da demanda neste período do ano, com 88% das menções.

Levando em conta quem contratou ou pretende contratar funcionários este ano, a remuneração média dos profissionais corresponde a 1,6 salário mínimo, ou aproximadamente R$ 1.597. Entre as funções mais procuradas estão as de ajudante (31%), vendedor (26%), balconistas ou atendente de loja (9%), motorista (6%), caixa (4%) e estoquista (4%). Em média, a jornada de trabalho deve ser de oito horas diárias.

Na comparação entre gêneros, nota-se uma pequena diferença: 35% dos empresários do varejo devem optar por homens, enquanto 28% por mulheres e 37% mostram-se indiferentes com relação a isso. Quanto à faixa etária, os colaboradores novos devem ter uma média de 28 anos.

Além disso, a maioria espera que o profissional tenha o ensino médio completo (39%). Em relação às competências profissionais, mais da metade (56%) dos empresários pede experiência anterior na área. Outros 18% dão preferência a quem tenha feito algum curso técnico na área.

As contratações devem se concentrar em novembro (29%), enquanto 23% reforçarão seus quadros no mês de outubro. Já 14% deixarão para abrir vagas em dezembro. Além desses, 8% contrataram em agosto e 14% estão recrutando extras durante o mês de setembro.

Tags:

comércio
CDL Mossoró
empregos temporários
fim de ano
Natal
Ano Novo
Mossoró

voltar