Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 09h00 | 24 Out 2019 | Redação Cruz Vermelha selecionará 17 novos voluntários em Mossoró

Crédito da foto: Divulgação Além de atuar em catástrofes, a Cruz Vermelha realiza trabalho preventivo e voltado para ações socia

Amina Costa/Da Redação

A Cruz Vermelha está realizando uma seleção de voluntários que irão trabalhar em Mossoró, nas ações onde a organização atua. São 17 vagas para homens e mulheres com mais de 18 anos, que têm vontade de prestar serviços voluntários de prevenção e de ajuda à pessoas carentes.

No dia 16 de novembro, será realizado um curso de formação do voluntariado que será escolhido por meio desta seleção. O curso tem a finalidade de apresentar aos novos voluntários os princípios humanitários que movem a Cruz Vermelha, bem como mostrar uma parte do trabalho que é executado pela organização, que vai além da atuação em catástrofes ou desastres.

O presidente da filial da Cruz Vermelha do Rio Grande do Norte, Kelyson Montenegro, explica que em Mossoró já existem 27 voluntários que atuam em várias comunidades de da cidade e em toda a região. Ele disse ainda que a intenção da seleção e do curso é ter um número maior de voluntários capacitados para atuar nestas ações.

“A Cruz Vermelha não atua apenas em catástrofes ou desastres, e existem muitas ações preventivas, ligadas a idosos, crianças em situação de risco, pessoas que moram em comunidades muito afastadas, entre outras. Precisamos ter uma equipe capacitada para atuar nestas ações cotidianas e a finalidade do curso é justamente a de dar este treinamento para que estas 17 pessoas selecionadas comecem a atuar com os demais voluntários”, explica do presidente da Cruz Vermelha no Rio Grande do Norte.

Esta é a terceira edição do Curso Básico de Formação Institucional (CBFI) para os novos voluntários da Cruz Vermelha. O curso vai acontecer no dia 16 de novembro, das 9h as 17h. As pessoas interessadas em ser voluntárias podem entregar o currículo, junto com foto 3x4, comprovante de residência e antecedentes criminais, até o dia 15 de novembro, na sede da Cruz Vermelha, que fica localizada na Galeria Dom Jaime, ao lado do Colégio Diocesano, loja 3, bloco 5.

A inscrição para o curso é feita mediante a doação de uma lata de leite em pó, que será doada para uma instituição de caridade. Kelyson Montenegro explica que o interessado precisa ter mais de 18 anos, e não pode ter antecedentes criminais. “Estes são os únicos requisitos que pedimos”, afirma.

O presidente da Cruz Vermelha no RN comenta que os voluntários podem ser recrutados para qualquer local do estado, dependendo da demanda. “Em 2014, teve o desabamento provocado pelas chuvas no bairro de Mãe Luísa, em Natal. Naquele episodio, mais de 100 voluntários da Cruz Vermelha foram acionados para ajudar. Foram pessoas do Rio Grande do Norte e de outros estados, como a Paraíba, que precisam estar preparados para lidar com as mais diferentes situações. Por isso, é tão importante dar este curso de formação para que os voluntários entendam como funciona o nosso trabalho”, finaliza Kelyson Montenegro.

Entre as ações cotidianas realizadas pela Cruz Vermelha, algumas das mais recentes foram a doação de toalhas e lençóis para o Amantino Câmara; a distribuição de brinquedos para as crianças do Conjunto Wilson Rosado; além da ação em saúde - tenda com aferição de pressão, teste de glicemia e orientação gratuita para população.

Tags:

Cruz Vermelha
voluntários
Mossoró
inscrição
seleção

voltar