Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 10h30 | 26 Out 2019 | Redação Calendário de eventos de Mossoró será lançado durante a Ficro

Crédito da foto: PMM O Mossoró Cidade Junina é um dos principais eventos realizados em Mossoró

Será lançado oficialmente neste sábado (26) o Calendário de Eventos em Mossoró 2020, que apresenta os principais eventos que são promovidos na cidade, mostrando o potencial turístico que pode ser explorado por empresários e gestão municipal. O lançamento será na III Mostra de Turismo Regional, que ocorre dentro da programação da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO).

O Calendário foi feito com base num estudo realizado em 2016 pelo consultor de turismo e eventos Oberi Penha. O estudo comprovou que nenhuma cidade do Nordeste, exceto as capitais dos estados, que tenham entre 300 mil e 500 mil habitantes, possui um calendário de eventos fixos como Mossoró possui.

O consultor de turismo cita cidades como Campina Grande (PB), Caruaru (PE) e Feira de Santana (BA), que apesar de serem bastante conhecidas, não têm um calendário cultural tão rico como o de Mossoró. “Além de diversificado, possuindo praticamente todos os tipos de eventos, o calendário cultural de Mossoró também é o mais movimentado, perdurando de janeiro a janeiro”, frisa Oberi Penha.

Além do Mossoró Cidade Junina (MCJ), que é o principal evento da cidade, o consultor de turismo fala que ocorrem no município outros eventos importantes, como a Ficro, a Feira do Livro, a Festa de Santa Luzia, a Expofruit, a Festa do Bode, o Auto da Liberdade, entre outros. Estes eventos são fixos no calendário mossoroense e fazem que a economia da cidade permaneça aquecida durante todo o ano.

“Esses eventos atraem pessoas de várias regiões e fazem que a economia da segunda maior cidade do RN permaneça sempre aquecida, criando postos de trabalho para diversos setores da cadeia produtiva do turismo, cuja atividade vem se constituindo claramente como uma nova atividade no viés do desenvolvimento da cidade e da região”, explica Oberi Penha.

O Calendário tem ainda o objetivo de inserir a cidade de Mossoró no cenário turístico nacional, com a divulgação massiva dos eventos que são promovidos durante todo o ano. A retomada dos voos comerciais, em junho de 2018, foi de suma importância para essa inserção no turismo nacional.

Além da relação de eventos, o Calendário vai dispor de informações bilíngues sobre dados socioeconômicos, geográficos e culturais de Mossoró, com destaque para os atrativos turísticos da região, bem como de um vídeo documentário mostrando imagens de todos os grandes eventos do expressivo calendário cultural mossoroense.

O Calendário de Eventos de Mossoró também tem o objetivo de alertar os governos, as entidades, a classe empresarial e o trade turístico sobre a necessidade permanente que Mossoró tem de edificar o seu Centro de Convenções, para abrigar grandes eventos, como a Ficro, que hoje ocorrem a céu aberto. A criação de um Centro de Convenções poderá ainda atrair congressos, workshops, seminários, entre outros eventos.

“Mossoró será a capital do folclore nacional, com a realização do 18° Congresso Brasileiro, que ocorrerá em 2021, mas não se sabe ainda onde esse evento será instalado”, comenta Oberi Penha, sobre a necessidade de um centro específico para a realização de eventos.

A III Mostra de Turismo Regional, que está ocorrendo dentro das atividades da Ficro, tem o propósito de desenvolver a atividade turística do interior do Rio Grande do Norte e de fortalecer e integrar os municípios que compõem os polos Costa Branca e Serrano. Também dá visibilidade ao roteiro interestadual Rota das Falésias, constituído por oito municípios do Ceará e cinco do RN (Mossoró, Areia Branca, Grossos, Tibau e Porto do Mangue).

Ficro teve projeto ampliado e trouxe novidades para a 31ª edição

A III Mostra de Turismo Regional está ocorrendo dentro da programação da Feira Industrial e Comercial da Região Oeste (FICRO), que ocorre até hoje (26), e neste ano trouxe muitas novidades para o evento. A principal novidade foi a mudança do espaço, que saiu da Estação das Artes Elizeu Ventania para a Praça de Eventos.

De acordo com a coordenação do evento, o principal desafio foi o da vivência do novo espaço, onde, mesmo com a existência do projeto, foi reajustado para as dimensões da Praça de Eventos. São 128 estandes de 78 expositores, dispostos na Praça de Eventos, com a apresentação de empresas de diversos segmentos da economia mossoroense.

Outra novidade foi a ampliação do projeto da Ficro, com a inserção do Salão do Automóvel e do Feirão Multimarcas, que estão ocorrendo na Estação das Artes, onde as concessionárias estão apresentando as novidades no meio automobilístico, com condições de compras exclusivas para o evento. Está ocorrendo ainda a exposição de carros antigos e de carros em miniatura.

“É um ambiente novo, que está sendo bem visitado, com boas condições de compras. Tivemos bom público nos primeiros dias de Ficro e a expectativa é de que neste sábado o fluxo de pessoas seja bem maior, com expectativa de público em 25 mil visitantes nos quatro dias de evento, com previsão de fechar R$ 30 milhões em negócios. Possuímos atrativos, como a praça de alimentação com música ao vivo, bem como a exposição de carros antigos e de carros em miniatura”, explica Oberi Penha, consultor de turismo e eventos.

Tags:

Ficro
eventos
Mossoró
Estação das Artes
lançamento
calendário de eventos

voltar