A inauguração das novas instalações da Praça Vigário Antônio Joaquim, um dos cartões portais de Mossoró, marcou o lançamento da decoração natalina a partir da Catedral de Santa Luzia, como parte da integração Prefeitura/Diocese de Mossoró inserida na festa da padroeira dos mossoroenses, que neste ano será realizada entre 1° e 13 de dezembro. Foi estabelecido um envolvimento maior do poder público municipal na estruturação e organização da festa, ampliando, dessa forma, o sentimento de que os festejos a Santa Luzia são de todos.
O padre Flávio Augusto Forte de Melo, vigário-geral da Diocese e pároco de catedral de Santa Luzia, entende que essa integração é importante para a cidade e que todos saem ganhando. O religioso revela que neste ano a Prefeitura colocou representantes na comissão organizadora da festa, por iniciativa da prefeita Rosalba Ciarlini. A secretária de Infraestrutura, Kátia Pinto, e o esposo Iury Pinto fazem parte da comissão, como elo entre a organização da festa e o Município. “Essa iniciativa foi importante porque, antes, era a comissão que iria à Prefeitura com sugestões e solicitações; neste ano, é o Município que está vindo até nós.”
A abertura da decoração natalina, a partir da inauguração da Praça Vigário Antônio Joaquim e da iluminação da própria Catedral de Santa Luzia, faz parte da integração entre Igreja e Município e antecipa o cenário iluminado da abertura da festa. Essa integração vai permitir outras novidades, que o padre Flávio Augusto preferiu não antecipar. Porém, a reportagem do JORNAL DE FATO colheu que a Avenida Presidente Dutra receberá a imagem de Santa Luzia numa estrutura de sete metros de altura, devendo ficar próximo ao espaço Arte da Terra.
A decoração natalina de Mossoró, que foi antecipada para fortalecer a festa da padroeira, foi iniciada pelo centro comercial da cidade. A Praça Rodolfo Fernandes já recebeu a iluminação, assim como outras áreas que estão recebendo a estrutura.
TEMA
Uma das novidades da Festa de Santa Luzia 2019 é que a igreja decidiu antecipar a abertura oficial para 1° de dezembro, dois dias antes do tradicional. Várias atividades sociais e esportivas estão sendo inseridas na programação oficial, como a romaria ciclística que marcará a abertura dos festejos.
Os ciclistas sairão do Santuário do Lima, na serra de Patu, na noite do dia 30 de novembro, e percorrerão 110 quilômetros até Mossoró, passando pelos municípios de Patu, Olho d’Água do Borges, Caraúbas e Governador Dix-sept Rosado. Na chegada, o encontro das imagens de Santa Luzia e Nossa Senhora dos Impossíveis (padroeira do santuário).
A Festa de Santa Luzia 2019 traz o tema “A Igreja do Cristo em Missão no Mundo”. O tema está bem ilustrado no cartaz oficial da festa, que vai além do vermelho e verde de Santa Luzia. O cartaz recebe cinco cores que caracterizam os cinco continentes, e mostra o vitral com uma cruz, reforçando a missão universal de Santa Luzia.
A Festa de Santa Luzia 2019 também prestará homenagem aos 20 anos de fundação do Mosteiro Fraternidade São Francisco de Assis, na comunidade católica de Santa Clara – bairro Dom Jaime Câmara (zona leste). É de lá que sairá a tradicional procissão de Santa Luzia, no dia 13 de dezembro, para percorrer 4,5 quilômetros até chegar à catedral no centro de Mossoró.
O mosteiro foi fundado no dia 11 de agosto de 1999, pelo padre Sátiro Cavalcanti Dantas. O religioso contou com doações de seus paroquianos para a construção, como também da ajuda das benfeitoras assim chamadas “Filhas de Santa Clara”.
Na inauguração, centenas de pessoas assistiram à Santa Missa celebrada pelo então bispo de Mossoró dom José Freire Neto, com a participação de dom Jaime Vieira Rocha, então bispo de Caicó, e ainda de padres, religiosas da região e das Irmãs Externas de Caicó.
Objetos históricos na “Exposição da Luz” no Partage Shopping
Documentos e objetos históricos que compõem o acervo da Diocese de Mossoró estão reunidos na I Exposição da Luz, no Partage Shopping Mossoró. A exposição está inserida na programação da Festa de Santa Luzia 2019. O público pode conferir essa primeira parte da exposição até o dia 1° de dezembro. Em seguida, no dia 4 de dezembro, a exposição será aberta no Memorial da Resistência, na sala Joseph Boulier, indo até o dia 20 de dezembro.
O coordenador da Festa de Santa Luzia, padre Flávio Augusto Forte Melo, destaca que a exposição resgata a memória de pessoas e acontecimentos que marcaram a vida religiosa da nossa Diocese e a própria história de Mossoró. Esses objetos expressam a vivacidade do povo em relação a sua fé.
A exposição é coordenada por Nelson Filho, a comissão é composta por Cristiane Fernandes e Glicinara Alves. O trabalho de catalogação, registro e exposição do acervo conta com o apoio da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O trabalho por parte da Uern é coordenado pelos professores Fabiano Mendes (pró-reitor de Extensão e historiador) e Saulo Gomes (do Departamento de Turismo).
O acervo histórico que estará exposto ao público é composto por documentos, vestes e objetos sacros. Cerca de 50 peças fazem parte da exposição
Tags: