Equipes do Departamento de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró realizaram entre os dias 4 e 8 de novembro a quarta edição do Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 e constataram uma queda no número de focos de mosquitos no município.
A ação inspecionou 6.056 imóveis em diferentes bairros da cidade. Os agentes de endemias identificaram focos do Aedes aegypti em 191 imóveis visitados pelas equipes, o que representa um índice de 3,2% de infestação predial. No último LIRAa, realizado no trimestre anterior, foi registrado Índice de Infestação Predial de 4,3%.
De acordo com os dados coletados pelo Programa Municipal de Controle da Dengue, os bairros onde foram encontrados os maiores números de focos do mosquito, estão o Rincão, Costa e Silva e Pintos. A Coordenação de Endemias destaca que o levantamento é mais uma ferramenta para nortear as ações de combate a dengue realizadas pelo departamento de Vigilância em Saúde.
“Lembramos que além do trabalho constante dos agentes de endemias com o intuito de alertar a população e conscientizar sobre a importância dos cuidados para evitar o aparecimento de focos do mosquito transmissor da dengue, é fundamental que o cidadão colabore, faça sua parte, descartando corretamente o lixo, fechando os reservatórios de água, e outras medidas”, frisa a coordenação.
Tags: