Terça-Feira, 04 de fevereiro de 2025

Postado às 10h00 | 12 Dez 2019 | Redação Penúltimo dia de festa tem Motorromaria, Dorgival Dantas e Oratório

Crédito da foto: Divulgação Cantor e compositor Dorgival Dantas se apresentará no adro da catedral

A 11ª edição da Motorromaria da Luz é um dos pontos altos do penúltimo dia da Festa de Santa Luzia, nesta quinta-feira (12). Centenas de motoqueiros percorrerão ruas e avenidas de Mossoró até chegar à catedral, no Centro da cidade, por volta de meia-noite, ou minutos antes da entrada do dia da padroeira dos mossoroense – 13 de dezembro.

A organização acredita que o número de participantes da Motorromaria deste ano superará edições anteriores. O evento ganha importância porque, ao percorrer os bairros, avisa à população a chegada do Dia de Santa Luzia.

A concentração será às 18h, em frente à MotoOeste, na Avenida Presidente Dutra, e contará com o show da banda Fides In Deum. Serão distribuídos adesivos e bandeirinhas. Uma camiseta especial da Motorromaria está à venda na Lojinha de Santa Luzia, ao preço de R$ 25,00. O padre Antônio Carlos, “Padre Carlinhos”, fará a bênção das motos. A saída está prevista para as 19h. Todo o trajeto contará com apoio da polícia de trânsito.

Com um percurso de 22 km, serão realizadas oito paradas em pontos distintos da cidade, que lembrarão o quadro vivo da história de Santa Luzia.

A primeira parada será no Colégio Sagrado Coração de Maria, relembrando a infância de Luzia.

Segunda parada será na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, relembrando o milagre.

Terceira parada, na Comunidade Shalom, lembrará a abdicação da riqueza e a condenação.

Quarta parada será na igreja matriz de Nossa Senhora de Fátima, com o quadro sobre o martírio do cavalo e a imaculação do corpo.

Quinta parada será na igreja de São Pedro, relembrando o martírio da fogueira.

O martírio dos olhos será retratado na sexta parada, que ocorrerá na Igreja do Menino Jesus.

Sétima parada será na igreja de São José, relembrando a decapitação.

Última parada será na catedral de Santa Luzia, relembrando a santificação.

Logo após a chegada da Motorromaria da Luz, será realizado o show de encerramento da programação sociocultural da festa, com o cantor, compositor e sanfoneiro Dorgival Dantas. Ele promete emocionar o público com uma apresentação especial que marcará a entrada do Dia de Santa Luzia – 13 de dezembro.

A apresentação será realizada no patamar da catedral após a última apresentação do oratório de Santa Luzia e na chegada da Motorromaria.

O vigário-geral da Diocese de Mossoró e coordenador da Festa, padre Flávio Augusto, ressalta que a presença de Dorgival tem um significado importante – o da caridade e amizade. A paróquia o ajudará numa ação social voltada a famílias carentes de Olho D´agua do Borges, terra natal do cantor. Ele está montando um projeto em sua terra, que prevê a valorização de suas raízes e a geração de renda para os moradores de Olho D’água do Borges.

“Ele nos apresentou esse projeto, algo muito bonito. Uma vez ao mês ele receberá convidados em sua fazenda para um show, não será permito chegar ao local de carro, o acesso até o local será feito por carroças. Outra coisa interessante é que os vendedores ambulantes poderão comercializar seus produtos”, afirma padre Flávio.

Além do autêntico forró, a apresentação de Dorgival Dantas contará com uma surpresa que promete emocionar todo o público. “Queremos ver a praça lotada de gente, será um show muito bonito”, adianta o padre Flávio Augusto.

NOVENA

Na última noite de novena, hoje, o pregador será o bispo diocesano dom Mariano Manzana. Ele abordará o tema “Testemunho da Missão: Santa Luzia”. A novena tem início às 19h.

Os noiteiros são Seminário de Santa Teresinha, Associação Santa Teresinha, Filhos ausentes e adotivos, Segue-Me, Terço da Juventude, Comunidade Católica Missão Fides in Deum, Terço da Redenção, Pastoral Social e Pastoral dos Condomínios.

Além da programação no adro da catedral de Santa Luzia, os visitantes poderão participar dos eventos culturais ao longo da Avenida Dix-sept Rosado, com música ao vivo e o funcionamento de área de alimentação.

PROGRAMAÇÃO DE HOJE (12)

11° DIA DO NOVENÁRIO

TEMA: “Testemunho da missão: Santa Luzia” - I Coríntios 6, 12-20; Atos 7, 55-60 ou Mateus 10, 17-22

NOITEIROS: Seminário de Santa Teresinha, Associação Santa Teresinha, Filhos ausentes e adotivos, Segue-me, Terço da Juventude, Comunidade Católica Missão Fides in Deum, Terço da Redenção, Pastoral Social e Pastoral dos Condomínios.

6h - Missa na Catedral de Santa Luzia

7h às 10h - Confissões e Adoração ao Santíssimo na Catedral de Santa Luzia

12h - Missa e instituição de Leitores e Acólitos na Catedral de Santa Luzia

16h – Novena. Pregador: Frei Alleanderson Brito da Silva, OFM (Paróquia N. Sra. da Conceição – Mossoró)

17h - Palco da Luz com shows religiosos na Praça de Convivência Fraterna

18h30 - 11ª MOTORROMARIA DA LUZ

Concentração e saída da Motoeste Honda na Avenida Presidente Dutra (com paradas em vários pontos da cidade e chegada à Catedral às 23h30)

19h30 – Novena. Pregador: Dom Mariano Manzana, bispo diocesano de Mossoró

- ORATÓRIO DE SANTA LUZIA, no adro da catedral de Santa Luzia

- Palco de Eventos Culturais com shows de artistas locais na Avenida Dix-sept Rosado

- Show de encerramento no adro da catedral de Santa Luzia

 

Acolhida se prepara para receber 2.500 romeiros

Cerca de 300 pessoas da equipe da Acolhida da Festa de Santa Luzia 2019 se preparam para receber nesta sexta-feira (13), Dia da padroeira, os romeiros que vêm em caravanas de várias cidades do Rio Grande do Norte e de estados vizinhos, especialmente do Ceará, para a tradicional procissão.

A expectativa é de que o número de romeiros seja em torno de 2.500 pessoas. A acolhida ocorrerá a partir das 5h, na Escola de Artes de Mossoró, localizada na Avenida Alberto Maranhão. Muitos seguem direto para as missas na catedral.

Estão agendadas missas na igreja matriz às 5h, 6h30, 8h, 10h e 14h. A missa das 15h30 será celebrada no Santuário de Santa Clara.

Um café da manhã será servido aos romeiros, das 7h às 8h30. Por volta do meio-dia, o bispo diocesano dom Mariano Manzana irá à Escola de Artes fazer a bênção dos alimentos e em seguida será servido o almoço.

A Paróquia de Santa Luzia recebe dos fiéis de Mossoró doações de alimentos que serão servidos no café da manhã e no almoço dos romeiros.

Tags:

Motorromaria
Dorgival Dantas
Oratório de Santa Luzia
Festa de Santa Luzia
Novena

voltar