Os estudantes dos cursos que pertencem à Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estão tendo de lidar com a falta de energia elétrica nos blocos da faculdade. De acordo com a Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), essa situação ocorre desde o dia 9 de dezembro.
A paralisação no funcionamento da eletricidade tem prejudicado o andamento das aulas e causado transtornos para docentes, técnicos e estudantes. Os problemas na eletricidade da universidade, que inicialmente também deixaram FALA e FASSO sem luz e com aulas suspensas, têm feito que as disciplinas da Fanat sejam ministradas em salas da Facem e Fafic.
O vice-diretor da Fanat, Francisco de Assis Morais, explica que o que está funcionando é a energia dos computadores, que estão ligados a outra rede elétrica. “Aqui na Fanat ainda não normalizou, o que está funcionando é a energia dos computadores, pois elas são ligadas a outra rede elétrica. Nossas aulas foram transferidas para salas do curso de turismo e para salas da Fafic, quando necessário.”, afirmou Assis.
O diretor da Fanat, Francisco Lima Junior, confirmou que o novo transformador da Fanat já foi instalado e no momento estão sendo realizados testes para avaliar quando será possível retomar a energia na faculdade. Após contato com a assessoria de comunicação da Uern foi confirmada a informação de que o transformador já está instalado e, de acordo com a assessoria, a previsão é de que nesta sexta-feira (20) ocorra a conclusão dos serviços.
A professora Kelânia Mesquita, atual vice-presidenta da Aduern e que é docente da Fanat, destaca que a situação na faculdade é bastante complicada, uma vez que pela manhã as aulas estão sendo ministradas em salas de outros cursos, muitas vezes sem a estrutura necessária para o desenvolvimento das disciplinas e que isso prejudica a participação e envolvimento dos alunos. Ela também lembra que no período da noite a faculdade fica em completa escuridão, impedindo qualquer tipo de atividade e tornando o espaço extremamente perigoso.
“Ficamos sete dias completamente sem aulas e agora estamos trabalhando desta forma precarizada e sem estrutura. Estamos na última semana do ano, com um calendário corrido e cada vez mais vamos nos atrasando por conta da falta de condições de trabalho. Vejo isso como um enorme desrespeito a nós, servidores da Uern, e a nossos estudantes, que todos os dias se esforçam para estar aqui e merecem o melhor espaço possível para aprender”, comentou Kelânia.
A reportagem do Portal da Aduern foi à Fanat na quarta-feira durante o período da noite e confirmou as informações. Somente uma luz em toda a faculdade estava funcionando e os blocos se encontravam em total escuridão.
Confira no vídeo abaixo
Reitoria discute questões estruturais no Departamento de Artes
A Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e direção, professores, técnicos e alunos da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da instituição participaram de uma reunião para discutir os problemas estruturais que atingem o Departamento de Artes.
Entre as questões mais urgentes apresentadas na reunião estão a interdição dos banheiros, rachaduras e acessibilidade. A diretora da FALA, Hubeônia Alencar, apresentou um histórico das tratativas com a equipe de gestão na tentativa de solucionar os problemas e foram apresentados, pelas respectivas pastas, os devidos encaminhamentos.
A chefe de gabinete da Reitoria, Cicília Maia, apresentou o esforço da gestão para solucionar as questões apresentadas, explicando que mais uma vez, a falta de autonomia financeira da universidade interfere em questões prioritárias como esta.
O curso de Música da Uern possui conceito 4 e passará por nova avaliação em 2020. Além de questões de segurança, a preocupação é de que os problemas na infraestrutura interfiram no desempenho do curso junto ao Conselho Estadual de Educação.
Como encaminhamento, será composta uma comissão, com integrantes da Faculdade e da Reitoria, para pleitear a viabilidade das obras junto ao Governo do Estado. Além da chefia de gabinete, participaram da reunião as pró-reitorias de administração, planejamento, assuntos estudantis e a assessoria de obras. A reunião também contou com apresentação do Coral da Uern.
Tags: