Sexta-Feira, 19 de abril de 2024

Postado às 08h00 | 20 Jan 2020 | Redação Samu de Mossoró recebe média de 10 trotes por hora

Crédito da foto: Arquivo Em 2019, foram feitos cerca de 20 mil atendimentos somente em Mossoró

Amina Costa/Da Redação

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é de suma importância para moradores de todas as cidades que dispõem desse benefício, devido à agilidade e presteza da equipe, nas situações de urgência e emergência. Com apenas uma ligação, é possível salvar a vida de pessoas.

No entanto, os frequentes trotes acabam prejudicando o trabalho que é executado por toda a equipe, colocando em risco a vida de pessoas que estão em real situação de perigo. Devido à grande incidência no número de trotes, a Prefeitura Municipal de Mossoró está realizando uma ação nas redes sociais pedindo uma maior consciência dos mossoroenses em relação a essa conduta.

Com uma média diária de 54 atendimentos, o Samu de Mossoró realizou, no ano de 2019, cerca de 20 mil atendimentos de ocorrências somente na cidade de Mossoró. De acordo com o médico e gerente do Samu, Dixon Fradik, o serviço recebe entre 5 e 10 ligações por hora, em que são configuradas como trote. Ele explica que algumas dessas ligações são identificadas de imediato, mas em outras situações, ocorre o deslocamento da viatura para o local do trote.

Dixon Fradik explica ainda que nesta época do ano o número de trotes aumenta consideravelmente, em decorrência das férias escolares, onde as crianças passam mais tempo com celulares. O gerente do Samu informa ainda que essas atitudes atrapalham bastante o andamento do trabalho que é feito pelas equipes.

“Neste período do ano, aumenta bastante o número de trotes, estamos com um fluxo muito grande, colocando as equipes em risco e também a vida dos mossoroenses, porque a ambulância deixa de atender uma ocorrência verdadeira para se dirigir a outro local que não é verdadeiro”, explica o médico.

Dixon Fradik informa ainda que o Samu está concluindo um relatório com os dados de atendimentos referentes ao ano de 2019. Ele pede o apoio da população para evitar os trotes e fala sobre a estrutura atual que o Samu Mossoró disponibiliza para a população. “O Samu está sempre à disposição da população de Mossoró. Estamos com todas as viaturas funcionando normalmente e também com outras duas ambulâncias de backup, onde caso alguma ambulância quebre, outra venha a ser substituída”, finaliza.

Recentemente, o Samu de Mossoró recebeu uma nova ambulância, totalizando nove viaturas à disposição da população. O veículo custou R$ 172.700,00, através de recurso federal. De acordo com o próprio Samu, esse número de ambulâncias é suficiente para suprir a demanda de atendimentos diários da cidade.

Problemas relacionados a macas são enfrentados com frequência

Além dos trotes que são recorrentes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) enfrenta, com frequência, problemas em relação às macas que ficam presas no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Por esse motivo, em muitos momentos, as equipes do Samu ficaram impossibilitadas de atender às ocorrências nas ruas.

O Samu Mossoró dispõe das macas fixas de cada ambulância, bem como de macas reservas, que são utilizadas quando as demais estão ocupadas. Em diversas situações, o sistema teve de ser totalmente paralisado, devido à retenção das macas por parte do hospital regional. “É um problema que ocorre com frequência, que a gente enfrenta no Tarcísio Maia, mas a população entende que não é culpa nossa. Inclusive, ela está do nosso lado”, comenta o médico diretor do Samu de Mossoró, Dixon Fradik.

Tags:

Samu
Mossoró
trotes
hora
cidade
atendimento
PMM

voltar