Pesquisa “Regiões de Influência das Cidades (REGIC 2018) – Informações de deslocamento para o comércio” divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que os moradores de Mossoró percorrem a maior distância média para comprar móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática.
De acordo com o levantamento, o mossoroense se desloca por 228 quilômetros para adquirir um desses produtos. O morador da Capital do Oeste também necessitar percorrer essa mesma distância para a compra de roupas e calçados.
A Regic 2018 registrou que os moradores de Pau dos Ferros percorrem a maior distância média para comprar roupas e calçados: 268 quilômetros em média. Depois, excetuando-se Mossoró, vem Macau (175 km), Angicos (155 km) e Currais Novos (154 km). Já dos eletrônicos, deixando de fora a segunda maior cidade do RN, temos Caicó (223 km), Parelhas (190 km), Macau (175 km) e Angicos (155 km).
De acordo com o estudo, o comércio de vestuário, calçados, móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática está concentrado em 31 municípios potiguares. A média de deslocamento de moradores do Rio Grande do Norte para esse tipo de compras era de 50 quilômetros no período pesquisado.
Para adquirir roupas e calçados (grupo 1 de itens da pesquisa), a população potiguar se desloca para 24 polos, o que representa 14,4% dos municípios potiguares. Os dez maiores índices de atração do comércio de vestuário e calçados do RN são: 1º) Natal; 2º) Mossoró; 3º) Pau dos Ferros; 4º) Caicó; 5º) Currais Novos; 6º) Açu; 7º)Santa Cruz; 8º) Parnamirim; 9º) João Câmara; e 10º) São Paulo do Potengi.
Quando se trata da compra de móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática (grupo 2 de itens da pesquisa), 27 municípios são considerados polo. Isso representa 16,2% do total de municípios. A ordem dos dez maiores índices de atração é: 1º) Natal; 2º) Mossoró; 3º) Pau dos Ferros; 4º) Açu; 5º) Caicó; 6º) Currais Novos; 7º) João Câmara; 8º) Parnamirim; 9º) Nova Cruz; e 10) Santa Cruz.
Os potiguares precisam se deslocam 49 quilômetros, em média, para a compra de roupas e calçados. Para adquirir móveis, eletrodomésticos, aparelhos eletrônicos e de informática, a média é de 48 quilômetros. Muitos residentes de municípios polo também vão até outras cidades em busca do produto desejado.
Importância
Ao lado de outros levantamentos, como a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), a “Regic 2018 – Informações de deslocamento para comércio” pode auxiliar no diagnóstico sobre as consequências do isolamento social nessas cidades que atraem consumidores de outros municípios. Para o IBGE, os polos são o destino principal da população no deslocamento para compras de uso próprio. A pesquisa não inclui compras para revenda, pela internet e aquelas realizadas no município de residência.
Tags: