Domingo, 02 de fevereiro de 2025

Postado às 12h45 | 07 Jul 2020 | Redação Igrejas e templos religiosos de Mossoró devem reabrir a partir de agosto

Crédito da foto: Arquivo Catedral de Santa Luzia está sem atividades presenciais desde março

Na tarde desta segunda-feira, 6, a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, se reuniu, por videoconferência, com 60 líderes religiosos, para discutir o plano de reabertura das igrejas e de templos religiosos da cidade. A maioria dos participantes da reunião sugeriu que esta abertura seja feita de forma gradual, a partir do mês de agosto.

A prefeita ouviu todas as propostas dos líderes, que discutiram a reabertura gradativa dos templos que vão desde a metragem à porcentagem dos membros. “A ideia é ouvir sugestões, sabendo cada um da realidade de suas igrejas e da situação da doença. Estamos aqui para ter um diálogo sobre essa situação de mudança no dia a dia das pessoas, para pensarmos em conjunto sobre todos os cuidados para que o vírus não se prolifere”, destacou Rosalba Ciarlini.

Durante a reunião, todos os líderes religiosos que se interessaram foram ouvidos e, em sua maioria, os participantes sugeriram a reabertura gradual dos templos para o início do mês de agosto. Todas as sugestões foram anotadas pela prefeita e pelos secretários e serão levadas ao Comitê de Apoio e Enfrentamento à Covid. Após a discussão pelo comitê, a proposta será enviada para a avaliação dos líderes religiosos para que seja emitido um decreto.

Ao todo, participaram da reunião mais de 60 líderes, além da secretária de Saúde Saudade Azevedo, do Secretário do Desenvolvimento Econômico Lahyre Rosado, da chefe de Gabinete Jacqueline Amaral e da vereadora Aline Couto.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, destacou que Mossoró está com 95% de ocupação dos leitos de UTI, mas que não há uma fila de espera. “Começamos na segunda-feira passada um processo de reabertura gradativa e só podemos analisar os resultados em cerca de 14 dias”, afirmou.

Dom Mariano Manzana é o bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró

Diocese também elabora plano de reabertura das igrejas no estado

A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com a assessoria da Diocese de Mossoró e foi informada que a Igreja formou uma comissão para, também, analisar este processo de reabertura. “A posição de Dom Mariano é de bom senso e vai de acordo com o que a Comissão definir, sempre buscando o bem de todos os fiéis”, informou a assessoria.

A Comissão de padres se reuniu pela primeira vez, de forma remota, na semana passada, com a finalidade de elaborar o plano de reabertura das igrejas, no Estado. Outras reuniões devem ocorrer nos próximos dias, para que seja finalizado o documento com as normativas sobre o assunto.

O documento será entregue ao arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ao bispo de Mossoró, Dom Mariano Manzana, e ao bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz. “Após análise do documento, os bispos refletirão sobre a retornada das atividades sacramentais das igrejas, que irá depender da situação do contágio da covid-19 no RN, em consonância com as deliberações das autoridades sanitárias do Governo do Estado e dos respectivos municípios”, informa a Diocese.

Tags:

Mossoró
igreja
templo
Catedral
Santa Luzia
pandemia
cronavírus

voltar