Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 11h00 | 29 Jul 2020 | Redação Parada de adutora vai afetar abastecimento de cinco bairros na 5ª

Crédito da foto: Divulgação/Caern Parada da adutora Jerônimo Rosado afeta abastecimento de Mossoró

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realiza nesta quinta-feira, 30, entre às 13h e 14h30, uma parada na adutora Jerônimo Rosado para adequações em seu sistema. A medida vai interromper parte do abastecimento de Mossoró.

A adutora Jerônimo Rosado reforça o abastecimento de grande parte da cidade de Mossoró, que pode sentir redução de abastecimento durante a paralisação. De acordo com a companhia, os bairros mais afetados com a suspensão são: Sumaré, Planalto 13 de Maio, Alto de São Manoel, Ilha de Santa Luzia e Alameda dos Cajueiros.

A Caern explica que realiza adaptações para que seus sistemas de abastecimento passem a ter energia elétrica fornecida pelo Mercado Livre de Energia. O objetivo da Caern é reduzir custos, com esse tipo de insumo, no processo de distribuição de água.

A previsão é que a normalização do abastecimento de Mossoró ocorra 48 horas, após a religação prevista para a tarde da quinta-feira (30). 

MERCADO LIVRE DE ENERGIA

O Mercado Livre de Energia, como o próprio nome diz, é um setor da iniciativa privada que permite aos consumidores comprarem energia elétrica diretamente dos geradores e das empresas comercializadoras no chamado Ambiente de Contratação Livre. No Ambiente de Contratação Regulada os consumidores realizam a compra de energia direta das concessionárias e distribuidoras, sem a liberdade de escolha sobre a compra ou o seu fornecedor de energia.

Quem opta pelo comércio livre de energia pode comprar diretamente dos geradores ou das empresas comercializadoras através de contratos comerciais bilaterais. As condições são previamente negociadas, como preço, prazos de contratação, volume de energia adquirido ou qualquer outro ponto que as partes entenderem negociável, como em qualquer contrato de compra e venda no mercado. Não é qualquer consumidor que pode negociar no Mercado Livre de Energia. Apenas empresas que possuem cargas acima de 500 kW podem adotar o modelo.

Tags:

Mossoró
adutora
Jerônimo Rosado
bairros
Caern
abastecimento

voltar