Conforme determinação da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), que segue o mesmo cronograma do Governo do Estado, bares e restaurantes com mais de 300 m² poderão reabrir no município, a partir desta quarta-feira, 5. A venda de bebida alcoólica, que até o momento não era permitida pelos estabelecimentos já em funcionamento, também passa a ser liberada, em todo o estado.
A autorização se refere aos segmentos do grupo Alimentação II, que compreende os bares e os restaurantes de grande porte (com mais de 300 m²), que estavam previstos para reabrir no dia 29 de julho, no município. A data foi adiada pela Prefeitura de Mossoró, seguindo o que estabelecia o Governo Estadual. Além dos estabelecimentos já mencionados, a autorização do Governo Estadual contempla ainda as barracas de praia.
Com a reabertura destes estabelecimentos, praticamente todos os setores da economia mossoroense estão sendo retomados, exceto academias de grande porte, que fazem uso de ar condicionado. Anteriormente, a previsão era de que as academias de maior porte reabrissem, também, nesta quarta-feira, mas como a Prefeitura passou a seguir o cronograma estadual, a data de retorno foi alterada e ainda não foi informada. A Prefeitura informou que aguarda o anúncio do Governo Estadual para o retorno destes locais.
As iniciativas de reabertura ocorrem conforme o avanço da pandemia em Mossoró a partir de análises do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus. Os setores não essenciais da economia mossoroense começaram a ser reabertos no dia 1º de julho, com a adoção de medidas de higiene e distanciamento social, por parte dos próprios estabelecimentos, proporcionando segurança a consumidores e funcionários.
Para garantir que as exigências sanitárias sejam cumpridas, a Vigilância Sanitária vem realizando fiscalizações nos empreendimentos, orientando e autuado quando há a necessidade. As equipes sanitárias também atuam por meio de denúncias dos consumidores, fiscalizando os locais indicados pela população.
Tags: