Sábado, 01 de fevereiro de 2025

Postado às 17h30 | 18 Set 2020 | Redação Mais de 50 mil pessoas tiveram acesso ao Saneamento Básico em Mossoró nos últimos anos

Crédito da foto: Divulgação/Arquivo/PMM Em diversos bairros da cidade o serviço já foi concluído

As obras de esgotamento sanitário no município de Mossoró tiveram um grande avanço nos últimos quatro anos. Em diversos bairros da cidade o serviço já foi concluído e as obras seguem em andamento em vários trechos. De acordo com os dados da Secretaria de Infraestrutura do município, considerando a funcionalidade do sistema em operação, em quatro anos, 53.943 habitantes tiveram acesso ao saneamento básico na cidade.

O serviço de implementação do sistema de esgotamento sanitário estava paralisado há vários anos e com resgate dos convênios federais foi possível a retomada das obras em duas Bacias da cidade que contemplam bairros das regiões Norte, Sul e Oeste do município e com projetos em andamento para mais duas Bacias.

Desde 2017 a Prefeitura de Mossoró trabalha na execução dos serviços na Bacia 1 (Barrocas, Pousada dos Thermas, parte do Santo Antonio, Abolição 3 e 4, Três Vinténs e Alto da Bela Vista) e na Bacia 7 (Alto da Conceição, Belo Horizonte, Lagoa do Mato, Alto do Xerém, Carnaubal e trecho do bairro Boa Vista). Com a conclusão das Estações Elevatórias, nos bairros Alto da Conceição e Barrocas, foi possível a ligação das residências destes bairros para a rede coletora, na medida em que o trabalho é concluído em cada trecho.

Atualmente são duas frentes de serviço atuando na cidade. Uma delas é responsável pelo trabalho nas duas Bacias e as equipes se encontram nos bairros Abolição, com a realização de ligações e Santo Antônio com a instalação da rede coletora, poços de visita, coletor de calçada e recomposição da pavimentação. Nesta frente, com a conclusão dos serviços, serão 2900 residências que poderão realizar a ligação ao sistema de esgotamento sanitário.

A outra frente de serviço é o Saneamento Integrado, que está sendo executada na segunda etapa da Bacia 1, que compreende parte do bairro Nova Betânia, Santo Antônio, Santa Delmira e Barrocas. Na região, as equipes trabalham com a implantação da rede coletora, coletor tronco no Canal do Doce, ligações e recomposição da pavimentação em parte do bairro Santo Antônio e Três Vinténs. Com a conclusão das obras desta frente, 6250 residências serão ligadas ao sistema.

Além da execução das obras do esgotamento sanitário, está sendo realizado o trabalho de ‘Ligação Social’, onde aquelas famílias que comprovadamente possuem baixa renda, a Prefeitura de Mossoró vai realizar a ligação da casa até a caixinha da calçada. Ao total serão em média 500 famílias atendidas nas Bacias 1 e 7. O trabalho de identificação das famílias é realizado por uma equipe multidisciplinar da secretaria de infraestrutura que realiza visitas domiciliares nas residências dos bairros que estão recebendo os serviços.

O trabalho de garantir o acesso da população ao esgoto tratado segue em ampliação. Além das obras em execução nas Bacias 1 e 7, a Prefeitura de Mossoró aguarda a liberação dos recursos para dar início as obras da Bacia 2, que atenderá os bairros: Redenção, Santa Delmira, parte do Santo Antônio e Santa Júlia. Serão em média 3.500 residências que serão ligadas ao sistema e 800 serão atendidas pelo trabalho social das interligações. A Prefeitura também aguarda recursos para a execução dos estudos e o projeto da Bacia 8, que atenderá a região dos bairros Aeroporto, Ouro Negro e Quixabeirinha.

A secretária de Infraestrutura Kátia Pinto explicou que com a conclusão destes serviços e dos projetos em andamento, Mossoró se aproximará dos 90% da população atendida com o saneamento básico. “Estimamos que no início de 2017, 60% da população tinha acesso ao saneamento básico. Com a retomada das obras, estamos em aproximadamente 79% de população atendida. Com os novos investimentos na Bacia 2, conclusão da Bacia 1, 2ª etapa, chegaremos próximo a 90%”, falou.

Tags:

saneamento básico
Mossoró
água

voltar