Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 16h00 | 24 Set 2020 | Redação Hospital Tarcísio Maia realiza segunda captação de órgãos de 2020

Crédito da foto: Cedida O procedimento aconteceu na tarde desta quinta-feira

O Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) realizou na tarde desta quinta-feira, 24, mais uma captação de órgãos para transplante. Essa foi a segunda captação do ano e a 24ª registrada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HRTM, sendo a segundo desse ano.

Os órgãos captados são de um paciente de 55 anos, vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), e que teve morte cerebral constatada por exames específicos, informa Telma Ariana Belém, assistente social da CIHDOTT/HRTM, que acompanhou todo o processo.

Foram captados o fígado e as córneas. O primeiro órgão foi levado para um procedimento de transplante às 16 horas, no hospital São Luiz, em Fortaleza - Ceará, e as córneas para Natal. A equipe veio de Fortaleza, coordenada pelo Dr. Joao Ivo Rocha – cirurgião geral.

A equipe da CIHDOTTI do Tarcísio Maia e servidores do hospital, prestaram homenagem ao doador e seus familiares, sendo homenageados no chamado “Corredor de Honra”, com a família sendo aplaudida pelo nobre gesto quando passaram pelos corredores do hospital.

Telma Belém informou, ainda, que o trabalho da CIHDOTTI do HRTM, apesar das restrições ocasionadas pela pandemia do COVD 19, continua atuante, e nesse mês de setembro, mês que em se trabalha o Dia Nacional de Doação de Órgãos – 27 de setembro -, vem chamando a atenção da comunidade para a importância da bonita ação que é a doação de órgãos.

A captação seguiu todas as normas de segurança exigida nesse período de pandemia do coronavirus, elaborada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Ministério da Saúde (MS), como também pelo protocolo de morte encefálica e autorização da família, após entrevista com membros da CIHDOTT.

Tags:

captação
órgãos
HRTM
Tarcísio Maia
pandemia
paciente

voltar