Quinta-Feira, 28 de março de 2024

Postado às 09h00 | 10 Nov 2020 | Redação Taxa de ocupação volta a ficar abaixo dos 40% na região Oeste após quase 2 meses

Crédito da foto: Arquivo Rede SUS em Mossoró tem leitos críticos e de UTI disponíveis

Edinaldo Moreno/Repórter do JORNAL DE FATO

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o tratamento de pacientes acometidos pelo novo coronavírus na Região Oeste voltou a ficar abaixo dos 40% depois de quase dois meses.

Dados da plataforma Regula RN apontava, até o fechamento desta edição, que o percentual de leitos críticos ocupados na região era de 38,98%. O menor índice registrado nestas últimas semanas aconteceu em 13 de setembro. Naquele dia, a ocupação foi de 38,89%.

O Oeste potiguar contava com 36 leitos críticos disponíveis até a tarde de ontem (9). Havia, ainda, 16 leitos clínicos disponíveis. Somente um paciente com perfil de leito crítico aguardava avaliação do prestador.

A Região Oeste passou um mês completo registrando taxa de ocupação acima dos 50%. No dia 05 de outubro, fechou o dia com percentual de 59% de ocupação. A média permaneceu até o último sábado, 7. Neste dia, a ocupação ficou em 49,12%. No domingo, 8, a taxa caiu para 42,37%.

HRTM E HCSL

Na tarde desta segunda-feira, o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) registrava índice de ocupação de 77,78%, isto equivale a sete leitos ocupados e dois desocupados. Este percentual é o menor desde o dia 4 de outubro. Nesta data, o HRTM também tinha o mesmo percentual de ontem (9). Por vários dias nesse período, a unidade hospitalar esteve com 100% de seus leitos para o tratamento da Covid-19 ocupados.

A taxa de ocupação também no Hospital de Campanha São Luiz é a menor em vários dias. Ontem (9), o HCSL tinha somente 10 dos 30 leitos operacionais ocupados. Havia, portanto, 20 leitos vagos. A taxa de ocupação era de 33,3%, a mesma registrada no dia 25 de outubro.

INTERNADOS

O boletim divulgado pela Central de Regulação de Leitos de Mossoró no final da manhã desta segunda-feira apontava que 16 clínicos e 19 leitos de UTI estavam ocupados. Ao todo, são 27 leitos de enfermaria e 42 críticos para o atendimento a pessoas com ou suspeita de Covid-19 na Capital do Oeste.

Destes 16 internados em leitos clínicos, 06 eram de Mossoró e os demais de Angicos (01), Macau (01), Felipe Guerra (01), Areia Branca (01), Patu (02), Pendências (01), Upanema (01) e Ipanguaçu.

Já os que estavam em leitos de UTI, 09 deles eram da Capital do Oeste, 01 de Patu, 01 de Caraúbas, 03 de Assú, 01 de Paraú, 01 de Augusto Severo, 01 de Tibau, 01 de Areia Branca e 01 de São Miguel.

A Central de Regulação do Oeste é responsável pela regulação dos leitos das seguintes regiões de saúde: 2ª Mossoró, 6ª Pau dos Ferros e 8ª Assú.

DRIVE THRU

Dos 1.820 testes realizados no drive thru no último sábado, 7, na Estação das Artes Eliseu Ventania, apenas quatro deles testaram positivo para o novo coronavírus, informou a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a SMS, estas quatro pessoas que tiveram o teste confirmado para a Covid-19 foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte. A pasta municipal disponibilizou 2 mil testes rápidos IgG e IgM para a ação, sendo que 220 dos testados já tiveram contato com a doença e 1.596 deram negativo.

A secretária de Saúde, Saudade Azevedo, explicou o motivo da Prefeitura de Mossoró continuar insistindo em testar mais a população para conter, no que for possível, novas contaminações na cidade.

"Nós estamos testando mais, porque epidemiologicamente falando, é importante que a gente saiba qual o percentual da população já teve a covid-19 e os que ainda têm para a gente encaminhar ao tratamento nos nossos Centros de Atendimento da Covid-19. Quanto mais eu testo, mais rápido eu isolo e evito o contágio com outras pessoas. Com isso, vamos poder minimizar os impactos desse vírus.", disse Saudade.

EXAMES

Os resultados impressos dos testes rápidos IgG e IgM realizados na Estação das Artes no último sábado (07), no formato Drive Thru, podem ser retirados na Secretaria Municipal de Saúde.

O Município terminou de entrar em contato com todas as pessoas que fizeram o teste na manhã desta segunda-feira (09), com exceção de alguns números que não atenderam ou que foram informados de forma equivocada.

O prédio da Saúde fica localizado na Rua Pedro Álvares Cabral, bairro Aeroporto, no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo. E a entrega dos resultados ocorre das 8h às 13h.

Tags:

Novo coronavírus
covid-19
pandemia
Mossoró
leitos
saúde
SUS
hospital

voltar