Nesta quarta-feira (25), Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, a Marcha Mundial das Mulheres se organiza em diversos estados com ampla programação. No Rio Grande do Norte várias ações serão realizadas hoje, distribuídasem diversos municípios, com banquinhas informativas, rodas de conversa e diversas atividades pelos bairros e zona rural.
Alerta feminista
De acordo com o Observatório da Violência Letal e Intencional do Rio Grande do Norte (Obvio-RN), a violência contra a mulher no estado cresceu quase 170% ao longo do período de isolamento social da pandemia do novo coronavírus.
“Nós, da Marcha Mundial das Mulheres, estamos sempre alertas e em movimento, lutando para que todas nós possamos viver livremente. Desse modo, realizamos diversos encontros e atividades durante o ano todo. Além disso, em Mossoró, tradicionalmente, realizamos a Marcha das Lanternas Lilás, em parceria com outros movimentos e instituições. Este ano, estaremos espalhadas pelas ruas e roçados para dizer que estamos em alerta, organizadas, e que a violência contra a mulher não é o mundo que a gente quer.”
As ações são realizadas pela Marcha Mundial das Mulheres em parceria com o Centro Feminista 8 de Maço, as Comissões de Mulheres dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da Região Oeste, a Rede Xique-Xique, o Grupo Mulheres em Ação e o Mandato Popular da Deputada Estadual Isolda Dantas (PT).
Programação 25 de Novembro
8h - Banquinhas “a gente mete a colher”
- Praça do Mercado Central
- Parada de ônibus no Carcará/ Subida da Ponte
- Parada de ônibus do Boulevard
16h - Banquinha a gente mete a colher na praça do Nova Vida
Tags: