Sábado, 20 de abril de 2024

Postado às 11h30 | 23 Mar 2021 | Redação Governo do RN vai instalar mais 35 leitos críticos e clínicos Covid em Mossoró

Serão 15 leitos críticos e 20 leitos de enfermaria. Previsão é que eles já estejam disponibilizados no final do mês de março e início de abril. Hospital da Liga Contra o Câncer terá 12 novos leitos de UTI, segundo planejamento da Secretaria de Saúde

Crédito da foto: Arquivo Novos leitos de UTI será abertos em Mossoró e região Oeste

Por Edinaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) informou à reportagem do JORNAL DE FATO que Mossoró terá mais 35 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e clínicos abertos nos próximos dias para o combate ao novo coronavírus. Serão 15 leitos críticos e 20 leitos de enfermaria. A previsão é que eles já estejam disponibilizados no final do mês de março e início de abril.

De acordo com a comunicação da Sesap, serão 12 leitos de UTI instalados na Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) e 03 do mesmo tipo no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Os 20 leitos clínicos vão ser instalados no Hospital de Campanha São Luiz.

Com a abertura desses 15 novos leitos de UTI, a Capital do Oeste contará com 123 leitos críticos para o tratamento da Covid-19. No momento, a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte tem 108 leitos deste tipo nas redes pública e privada de saúde para tratar pacientes acometidos ou com sintomas da doença.

Com base no último informe epidemiológico da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde são 50 leitos de UTI no Hospital São Luiz, 10 no Hospital Tarcísio Maia, outros 10 no Hospital Rafael Fernandes, 20 no Hospital Wilson Rosado, 05 no Hospital da Hapvida, 10 no Hospital Maternidade Almeida Castro, 03 de Pediatria, além de 05 semi-críticos instalados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Belo Horizonte.

Já em relação aos leitos de enfermaria são atualmente 90 leitos disponibilizados nos hospitais públicos e privados de Mossoró. Com os 20 que serão instalados nos próximos dias, o número passará para 110 no total. Esses leitos estão distribuídos da seguinte forma: 07 no Tarcísio Maia, 15 no São Luiz, 20 no Wilson Rosado, 07 na Hapvida, 06 na Maternidade Almeida Castro, 21 no Rafael Fernandes e 15 na UPA do Belo Horizonte. Estes são leitos clínicos de suporte.

CARAÚBAS E APODI

A Secretaria Estadual de Saúde também confirmou a instalação 20 leitos clínicos e de suporte ventilatório em Apodi e Caraúbas. Na primeira serão instalados 15 leitos de enfermaria, enquanto que na segunda são 05 leitos clínicos e 02 de suporte ventilatório.

- 03 leitos de UTI no Tarcísio Maia

- 12 leitos de UTI na Liga de Mossoró

- 15 leitos clínicos em Apodi

- 05 leitos clínicos e 02 leitos de suporte ventilatório em Caraúbas

- 20 leitos clínicos no São Luiz

Fonte: Sesap

Tags:

Mossoró
UTI
leitos
Governo do RN
Covid-19
Região Oeste
Caraúbas
Apodi

voltar