Segunda-Feira, 27 de janeiro de 2025

Postado às 10h00 | 06 Mai 2021 | Redação Município aguarda chegada de CoronaVac para retomar 2º dose

Crédito da foto: PMM Idosos receberam a primeira dose da CoronaVac estão na fila de espera

Por Edinaldo Moreno - Repórter do JORNAL DE FATO

Em comunicado publicado nesta terça-feira, 5, a Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que aguarda a chegada de novas doses da vacina CoronaVac para retomar a aplicação da segunda dose do imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

A nota inicia relatando o baixo número de doses da vacina enviado para Mossoró e que por conta disso a SMS vai esperar um novo lote para prosseguir com o reforço da segunda dose.

“Em razão da insuficiência de vacinas CoronaVac enviadas para Mossoró nos últimos dias, a Secretaria Municipal de Saúde aguarda novo lote para prosseguir a aplicação da segunda dose, mediante agendamento e lista nominal”, começou o comunicado.

O município de Mossoró recebeu nos últimos dias apenas 850 doses da vacina CoronaVac, sendo 480 na última sexta-feira, 30, e 370 no fim de semana, o que foi insuficiente para continuar com a aplicação da D2 (segunda dose) para aquelas pessoas que receberam a primeira dose e esperavam tomar a segunda no período determinado de 28 dias para receber o reforço do imunizante. Estima-se que entre 3 mil e 4 mil mossoroenses aguardam para tomar a segunda dose da CoronaVac.

Na última segunda-feira, 3, a vacinação com a CoronaVac para a segunda dose para idosos de 60 anos ou mais foi retomada para aqueles que tomaram a primeira dose entre os dias 25 e 27 de março.

A Secretaria de Saúde do município recomenda que esse público não procure os pontos de vacinação até convocação oficial, no momento oportuno. "Quando a Secretaria Municipal de Saúde receber uma nova remessa dos imunizantes fará a devida aplicação. Nós estamos com nossas equipes prontas só esperando a chegada de nova remessa para dar seguimento a vacinação e imunização da nossa população", disse Morgana Dantas, secretária de Saúde.

ASTRAZENECA

Quatro grupos estão sendo vacinados no momento com a vacina AstraZeneca, conforme a disponibilidade de vacinas que estão sendo enviadas pelo Governo Federal e distribuídas pelo Governo do Rio Grande do Norte.

Estão sendo vacinadas pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos e pessoas com deficiência a partir de 55 anos, que estejam com Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Estes públicos são vacinados no Ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI), que fica aberto para a população das 8h às 16h. Também estão sendo vacinadas pessoas com comorbidades a partir de 55 anos e grávidas e puérperas (com até 45 dias pós-parto) com comorbidades a partir de 18 anos.

As comorbidades contempladas atualmente são: Diabetes melitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial, Doença cardiovascular, Doença cerebrovascular, Imunossuprimidos, Anemia falciforme, Obesidade mórbida e Doenças renais crônicas. No momento da vacinação, as pessoas acometidas com comorbidades devem apresentar laudo médico, exame comprobatório ou prescrição médica.

VACINAÇÃO

Mossoró contabilizava até o encerramento desta edição, 71.919 doses aplicadas contra a Covid-19. O número constava no monitoramento do RN Mais Vacina, sistema que acompanha a vacinação contra o novo coronavírus em todo o território potiguar.

De acordo com a ferramenta, 49.377 pessoas haviam tomado somente a primeira dose dos imunizantes (AstraZeneca e CoronaVac). Já 21.542 estavam totalmente vacinadas, ou seja, receberam as duas doses das vacinas.

 

Mossoró vacina atualmente quatro grupos:

- Pessoas com Síndrome de Down a partir de 18 anos (no Ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI), das 8h às 16h);

- Pessoas com deficiência a partir de 55 anos, que estejam com Benefício de Prestação Continuada (BPC) (no Ginásio do Serviço Social da Indústria (SESI), das 8h às 16h);

- Pessoas com comorbidades a partir de 55 anos (Unidades de Saúde do Município);

- Grávidas e puérperas (com até 45 dias pós-parto) com comorbidades a partir de 18 anos (Unidades de Saúde do Município).

Tags:

Mossoró
vacina
CoronaVac
dose
Covid-19
idosos

voltar