A campanha de imunização contra a Covid-19 em Mossoró contemplará uma nova faixa etária a partir deste sábado. A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou ampliará a vacinação para pessoas com deficiência e com comorbidades de 50 anos ou mais.
De acordo com a pasta municipal, estão aptos a receber a primeira dose da vacina as pessoas com Diabetes Melitus; Pneumopatias Crônica Graves; Hipertensão Arterial; Doença Cardiovascular; Doença Cerebrovascular; Imunosuprimidos; Anemia Falciforme; Obesidade Mórbida; e Doenças Renais Crônicas.
As pessoas com comorbidades devem apresentar suas respectivas comprovações, isto é, laudo médico, exame comprobatório ou prescrição médica. Já as pessoas com deficiência precisam comprovar que estão inscritas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).
A SMS explicou que 10 Unidades Básicas de Saúde estarão abertas hoje (8). São elas: Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré), Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel), Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos), Chico Costa (Santo Antônio), Dr. Francisco Nazareno Gurgel (Bom Pastor), Dr. Lucas Benjamim (Abolição 3), Dr. José Leão (Alto da Conceição), Ildone Cavalcante de Freitas (Barrocas), Dr. Moisés Costa Lopes (Redenção), Marcos Raimundo Costa (Belo Horizonte). A vacinação também ocorrerá no ginásio de esportes do Serviço Social da Indústria (Sesi). O local tem capacidade para vacinar 1.600 pessoas por dia através de 10 vacinadores.
A ampliação da faixa etária faz Mossoró avançar a partir do uso das doses da vacina Astrazeneca/Oxford que estamos recebendo", afirma a secretária municipal de Saúde, Morgana Dantas.
Ainda podem ser vacinadas as gestantes e puérperas de 18 anos acima, com comorbidades e os idosos de 60 anos ou mais com a segunda dose da vacina Astrazenica. Quanto a Coronavac, o município aguarda a chegada no município de mais doses para a segunda aplicação.
Ainda de acordo com a SMS, não haverá vacinação no domingo, 9. A explicação é em razão da necessidade de propiciar aos vacinadores, voluntários e trabalhadores da Saúde, um dia em família com as suas mães e demais familiares. Na segunda-feira (10), a vacinação será retomada normalmente.
VACINADOS
O total de doses administradas nas salas de vacina no município chegou ao final da tarde desta sexta-feira, 7, a 72.436. A informação constava no monitoramento da vacinação do RN Mais Vacina, ferramenta que acompanha a imunização da população potiguar contra o novo coronavírus.
De acordo com o sistema, 50.403 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 22.033 estavam totalmente vacinadas, ou seja, tomaram as duas doses. Esse número corresponde a 35% do público-alvo estimado para esse fase 2 do plano de imunização.
DADOS EPIDEMIOLÓGICOS
Mossoró contabilizava até o final da tarde desta sexta-feira, 7, o total de 458 mortes em decorrência da Covid-19 desde o início da pandemia em março do ano passado. A cidade também somava 18.894 casos confirmados da doença.
O número de casos suspeitos estava em 2.725 e o de casos descartados em 39.018. A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte acumula ainda 88 óbitos em investigação e outros 95 já descartadas para o SARS-CoV-2, vírus causador do novo coronavírus.
BOX
Lista das comorbidades
Diabetes Melitus;
Pneumopatias Crônica Graves;
Hipertensão Arterial;
Doença Cardiovascular;
Doença Cerebrovascular;
Imunosuprimidos;
Anemia Falciforme;
Obesidade Mórbida;
Doenças Renais Crônicas.
UBS's que estarão abertas neste sábado (8)
UBS Vereador Lahyre Rosado (Alto do Sumaré)
UBS Maria Soares da Costa (Alto de São Manoel)
UBS Dr. Epitácio da Costa Carvalho (Pintos)
UBS Chico Costa (Santo Antônio)
UBS Dr. Francisco Nazareno Gurgel (Bom Pastor)
UBS Dr. Lucas Benjamim (Abolição 3)
UBS Dr. José Leão (Alto da Conceição)
UBS Ildone Cavalcante de Freitas (Barrocas)
UBS Dr. Moisés Costa Lopes (Redenção)
UBS Marcos Raimundo Costa (Belo Horizonte)
Tags: