Município retoma neste fim de semana a aplicação da segunda dose da CoronaVac. Serão atendidas as pessoas que receberam a primeira dose até o dia 31 de março. Veja a relação das dez Unidades Básicas de Saúde que estarão abertas para a vacinação
Edinaldo Moreno/ Repórter do JORNAL DE FATO
A cidade de Mossoró recebe nesta sexta-feira, 14, um novo lote de vacinas para dar prosseguimento à vacinação dos mossoroenses contra a Covid-19. De acordo com a nota técnica publicada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), o município vai receber 8.780 doses. A previsão é de que as vacinas cheguem ao final da manhã de hoje.
Destas, 6.600 são da CoronaVac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, e 2.180 da AstraZeneca/Oxford, fabricado no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Segundo o documento, as doses da CoronaVac são exclusivamente para a aplicação da segunda dose para completar o ciclo vacinal, ou seja, tomar as duas doses contra o SARS-CoV-2, vírus causador da doença.
Em matéria publicada em sua página oficial na internet, a Prefeitura de Mossoró disse que aplicará a integralidade do lote nas pessoas com maior atraso na vacinação contra a Covid-19: quem tomou a primeira dose de CoronaVac até 31 de março.
“Pedimos que as pessoas não se exponham em aglomerações nos pontos de vacinação. Quem tomou a primeira dose até 31 de março, está com a segunda dose garantida e poderá recebê-la sábado e domingo. Quem é de outras datas, precisará aguardar um pouco mais, até que Mossoró receba mais doses de CoronaVac", explica a secretária de Saúde Morgana Dantas.
A vacinação desse público ocorrerá sábado (15) e domingo (16), em dez Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no ginásio do Sesi (este, apenas no sábado), das 8h às 16h, no mutirão Mossoró Vacina.
A Sesap recomenda aos municípios que essas doses não devem ser utilizadas para D1 (primeira dose) e aos que finalizaram todas as D2 (segunda dose) da vacina CoronaVac e continuam com algum estoque de vacinas recebidas para D2 (segunda dose) na rede de frio municipal, deverão devolver à Rede de Frio Regional ou Central, para serem redistribuídas para outros municípios que ainda não completaram seus esquemas e, por fim, a administração da D2 da vacina CoronaVac deve ser priorizada de acordo com o MAIOR tempo de atraso para completar o esquema.
A reportagem do JORNAL DE FATO entrou em contato com o coordenador de Imunizações do município, Etevaldo Lima, e recebeu como resposta que a Secretaria Municipal de Saúde estava analisando com procederia para prosseguir com a aplicação da segunda dose.
Ainda de acordo com a nota técnica da pasta estadual, Mossoró contava com 15 mil pessoas em atraso para receber a segunda dose do imunizante.
ASTRAZENECA
Todas as 2.180 doses da vacina da Oxford são para o público entre 80 a 89 anos. Destas, 1.070 é destinada para idosos de 85 a 89 anos e 1.110 para pessoas entre 80 a 84 anos.
Estas doses são para atender D2 (segunda dose) desse público-alvo, referente à D1 (primeira dose) da 4ª remessa. A Sesap recomenda que essas doses devem ser distribuídas pelas regionais aos municípios em até 5 dias antes para início da vacinação.
CORONAVAC
6.600 – doses enviadas ajustes de D2
15.000 – doses do Butantan em atraso
ASTRAZENECA
(85 a 89 anos) – 1.070 doses
(80 a 84 anos) – 1.110 doses
(80 a 89 anos) – 2.180 doses
Pontos de vacinação - 15 e 16 de março
UBS Vereador Durval Costa – Walfredo Gurgel
UBS Raimundo Renê Dantas – Boa Vista
UBS Dr. Joaquim Saldanha – Estrada da Raiz
UBS Dr. Cid Salém Duarte – Abolição 4
UBS Sueldo Câmara – Quixabeirinha
UBS Francisco Pereira de Azevedo – Liberdade 1
UBS Agnaldo Pereira – Vingt Rosado
UBS Dr. José Fernandes de Melo – Lagoa do Mato
UBS Enfermeira Conchita da Escóssia – Abolição 2
UBS Centro Clínico Evangélico Edgard Burlamaqui - Centro
Ginásio do Sesi (sábado) - Doze Anos
Tags: